Você sabe o que é trade marketing?

Quando falamos no trabalho dos promotores de vendas, é impossível não chegar no trade marketing. Se você está trabalhando ou estudando essa área, certamente já ouviu falar no termo. Mas será que você sabe exatamente o que significa trade marketing?

Receba oportunidades de emprego no seu e-mail!

Hoje, vamos falar desse conceito que é tão importante para o trabalho dos promotores de vendas. Explicaremos a origem do conceito e como ele se aplica atualmente no contexto brasileiro. Então, continue lendo para conferir esse post especial sobre trade marketing!

Qual a origem do trade marketing?

Antes de falar do trade marketing na atualidade, é importante entendermos como ele surgiu. Você sabia que esse termo já é utilizado há mais de 20 anos? No Brasil, ele se originou na década de 1990. Na época, estavam acontecendo grandes mudanças da economia do país. Junto disso, a tecnologia estava em um momento de advento.

As pessoas estavam ficando com um maior poder de compra. Além disso, o mercado se tornava cada vez mais competitivo. Então, nesse contexto, o trade marketing surgiu, sendo definido, primeiramente, como uma forma de apoio dos fabricantes aos distribuidores.

Porém, o que começou apenas como uma maneira de organizar os produtos e promovê-los em stands, acabou se tornando um conjunto de estratégias com complexidade muito maior, tornando os clientes e a marca muito mais próximos. Atualmente, o trade marketing se tornou essencial para os principais fabricantes.

Como funciona o trade marketing hoje?

Conforme já comentamos acima, o trade marketing é um conjunto de estratégias. Mas afinal, como ele atua hoje? Sabemos que o conceito de trade marketing não é estático. Ele evolui constantemente, junto com as transformações do mercado e da economia. O que permanece igual é a sua essência, ou seja: o foco nos canais de distribuição, o ponto de vendas.

É importante observar que cada empreendimento tem as suas próprias características. Portanto, o planejamento de trade marketing precisa ser diferente para cada caso, visando as necessidades de cada empresa. Só assim, os resultados serão realmente satisfatórios.

Sendo assim, de modo geral, o trade marketing, atualmente, é um segmento que faz parte da área de marketing. Mas seu foco é em suprir as necessidades de vendas dos empreendimentos parceiros. O que realmente o modifica do seu surgimento para agora são as estratégias utilizadas atualmente.

Como implementar o trade marketing atualmente?

O professor e palestrante Adriano Amui explica que o trade marketing deve ser implementado levando em consideração algumas coisas: quais são os canais de distribuição, quem são as pessoas que estão vendendo, quem vai comprar e quem vai consumir. Além disso, o professor e consultor de marketing Rubens Sant'Anna acredita que seja essencial conhecer o shopper e entregar para ele o valor da experiência de compra.

Sendo assim, confira algumas dicas para a implementação do trade marketing:

  • Entenda o que o distribuidor precisa. Você precisa saber quais são as características dos produtos que o cliente final quer. Assim será possível oferecer ao distribuidor, a mercadoria que ele precisa ter em seu ponto de venda, além das estratégias corretas para a comercialização.

  • Tenha objetivos em conjunto com o distribuidor. É importante se comprometer com as metas de resultados e adaptar o seu trabalho ao do distribuidor. Assim, você conseguirá construir uma parceria forte e estratégica no mercado.

  • Anuncie os produtos novos. Se você está lançando uma novidade no mercado, o seu foco tem que ser torná-la conhecida por todos. Participe de eventos do segmento, agende visitas de apresentação nos PDVs e crie incentivos comerciais para os distribuidores.

Hoje falamos sobre como se iniciou o conceito de trade marketing e como ele está em constante mudança. Para saber mais sobre o tema, continue aqui no blog e se inscreva na nossa newsletter. Seguiremos publicando conteúdos para que você se informe com a gente e se torne um promotor ou promotora de vendas cada vez melhor! Nos acompanhe também na fanpage do Clube do Promotor no Facebook e no nosso Instagram, onde você encontrará conteúdos exclusivos, além de poder mandar mensagens e tirar dúvidas.