Visual merchandising: você vai querer conhecer este conceito

Dizem que quem vê cara, não vê coração. Mas será que o mesmo vale para o ponto de vendas? Muitas vezes, a aparência do local onde decidimos fazer uma compra é diretamente relacionada à nossa decisão. Portanto, o visual merchandising é algo que precisa ser lembrado, na hora de criar estratégias para aumentar as vendas no PDV.

Mas afinal, o que visual merchandising? Hoje, falaremos sobre a origem deste conceito, além da sua importância e das estratégias para aplicá-lo. Então, continue lendo, para saber tudo sobre visual merchandising!

Como surgiu o conceito?

Antes de falarmos sobre o termo visual merchandising, é importante que você conheça o conceito de merchandising. Já tratamos dele detalhadamente aqui no blog, no post: Entenda o que é merchandising e aumente as vendas no PDV.

Mas, explicando de forma resumida, o merchandising é um conjunto de técnicas para proporcionar informação e melhor visibilidade a produtos ou serviços no PDV, com o intuito de aumentar as vendas. Então, como você já deve imaginar, o visual merchandising se origina do merchandising e tem o mesmo objetivo, porém, é focado na experiência visual do shopper.

Qual a importância em trabalhar o visual merchandising?

O visual merchandising é o cuidado com a "cara" do produto ou marca que você representa como promotor de vendas. Pense em uma pessoa que você admira. A imagem dela é algo que transparece características que você considera admiráveis. O mesmo acontece com a marca. Se você quer vender um tênis feito com matéria-prima vegana, por exemplo, é necessário que o ponto de vendas represente um pensamento ecologicamente correto em cada detalhe, como na sua decoração, embalagem, etc.

Portanto, o visual merchandising está diretamente ligado ao branding da marca. Eles andam juntos, e fazem com que o público alvo perceba que, em uma variedade de mercadorias, aquele é um produto ou serviço que melhor se encaixa no seu interesse e/ou estilo de vida. Vivemos uma época em que o mercado está saturado e confuso para o shopper. Então, diferenciar-se com o visual merchandising é essencial. Nós já falamos aqui no blog também sobre branding, deixe a sua opinião lá no artigo Merchandising: as marcas importam muito!

Mas afinal, como aplicar o visual merchandising no PDV?

Agora que já compreendemos o conceito e a relevância do visual merchandising, precisamos saber como utilizar as suas estratégias. Então, confira esse passo a passo:

  • A primeira coisa que você deve fazer é definir o público que pretende atingir. Parece algo muito óbvio, mas nem sempre nos lembramos que é o consumidor quem norteia este caminho. Não existe uma fórmula de visual merchandising que sempre funcionará. Você precisa descobrir quais são as estratégias que se encaixam na experiência de compra que quer proporcionar e, para isso, precisa conhecer o shopper (quem efetua literalmente a compra do produto no PDV);

  • O segundo passo é alinhar o seu espaço no PDV com o produto que está representando e com seu público alvo. Aí entra a organização nas prateleiras, a iluminação, as cores, o som ambiente, a embalagem, a aparência dos vendedores e, até mesmo, o aroma. Tudo isso influencia na compra e deve ser planejado, de acordo com o que foi definido no primeiro passo;

  • Após concluir este planejamento, você precisa aplicá-lo no ponto de vendas. Então, é necessário observar o PDV, como é possível de executar estas estratégias naquele espaço disponível. Esse é um momento de criatividade e flexibilidade, pois você terá que lidar com limitações do local. É importante ter argumentos muito sólidos em relação ao seu planejamento, para defendê-lo no PDV, provando que poderá aumentar as vendas.

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Agora que você tem nas mãos essas poderosas informações, coloque em prática e veja que não existe mágica, mas sim, estratégias inteligentes para aplicar no PDV e convencer o shopper a fazer a compra. Qualquer dúvida sobre visual merchandising e outros assuntos relacionados, nos envie pelos comentários. Será um prazer respondê-las!

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