Vender é uma arte ou uma ciência? Descubra qual o segredo dos grandes vendedores

Se você é ou pretende ser promotor de vendas, sabe que saber vender é essencial. Nesse meio, você já deve ter ouvido falar que "fulano tem o dom da arte de vender". Isso, muitas vezes pode nos reprimir e desanimar, afinal, nem todo mundo sente que tem essa facilidade desde sempre.

E não me venha com o pensamento abaixo, por favor ;)

"Mas Rodrigo, eu sou promotor de vendas, não sou vendedor!! Eu só preciso saber sobre merchandising no PDV, não venha confundir a minha cabeça…"

Não se preocupe, porque agora eu vou explicar algo que vai mudar completamente a sua perspectiva: todos temos potencial para sermos grandes vendedores - ou qualquer coisa que quisermos - basta despertarmos isso. Parece papo furado, mas é comprovado. Quer saber como? Continue lendo esse artigo!

Arte ou ciência?

Se pensarmos que vender é uma arte, logo temos a sensação de que, ou nascemos sabendo, ou nunca seremos bons vendedores. Aí é que está a grande questão. Por muito tempo foi perpetuada a ideia de que a venda era uma arte mesmo, com seus mistérios, que só quem nascia com este "dom" conseguia compreender. Não existia nenhuma explicação, pesquisa científica, estudo, nada. Era tudo orgânico. Então, criou-se este mito da arte de vender, quase como algo mágico.

No entanto, o princípio da venda está no convencimento do cliente. Para isso ocorrer, sabemos que não adianta você simplesmente estar com o melhor produto em mãos. É necessário saber como convencer, de que maneira passar a mensagem. E aí é que entra a ciência! Atualmente, já existem diversos estudos científicos sobre como criar uma comunicação persuasiva, que convença, de fato.

Mas afinal, vender é uma arte ou uma ciência? Hoje em dia já não faz mais sentido dizer que a venda é apenas uma arte. O aprendizado do vendedor que sabe convencer o cliente de fazer a compra, pode ser algo empírico. Ele pode nunca ter lido ou estudado sobre o assunto, aprendendo com a prática. No entanto, com os estudos e pesquisas que já existem na atualidade, não tem mais sentido percorrer esse caminho "cego" de erros e acertos, se podemos usar as estratégias que já existem e que são comprovadamente efetivas. Hoje você pode aprender a vender tão bem que as pessoas vão achar que você nasceu com esse dom, entendeu? Estude!

É possível aprender a vender?

Quando admitimos que vender é uma ciência, temos uma grande vantagem em mãos: não precisamos mais acreditar apenas no dom da arte, afinal, podemos aprender a vender! Isso significa que, mesmo que você nunca nem tenha conseguido convencer o seu cachorro a fazer suas necessidades no lugar certo, ainda assim, tem capacidade para se tornar alguém muito persuasivo, ou seja, um grande vendedor.

A partir dos estudos científicos, descobriram-se várias estratégias para conquistar clientes e convencê-los a comprarem os produtos e/ou ideias. A maneira como são apresentadas as informações faz toda a diferença. Ou seja, se você quer ser um grande vendedor, não existem segredos, basta estudar as técnicas que já foram cientificamente descobertas. Aqui no blog já falamos sobre algumas estratégias, por exemplo:

Descubra como o neuromarketing e a psicologia das cores podem melhorar suas vendas

Rapport: a incrível técnica para vender mais

Gatilhos mentais: como utilizá-los no PDV para impulsionar as vendas

Se você quer conhecer a ciência de vender e aprender cada vez melhor a aplicar essas estratégias no seu trabalho como promotor de vendas, assine a nossa newsletter. Assim, você receberá por e-mail todos os conteúdos que publicamos. Venha ver o stories no meu Instagram e curta a nossa página no Facebook para ver conteúdos inspiradores e entrevistas com pessoas que têm muita experiência em vendas.