Confira o que os empregadores buscam em seus colaboradores

Se você tem um emprego, atualmente, saiba que está em vantagem. Afinal, 13,7 milhões de brasileiros estão desempregados. Infelizmente, a taxa de desemprego no Brasil é de 13,1%, conforme a pesquisa mais recente feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

O tempo aproximado que as pessoas levam para encontrarem um novo emprego é de 14 meses. E, no caso das áreas de merchandising e trade marketing existe muita concorrência. Segundo o Ministério do Trabalho, no Brasil, chega a ter mais de 1,5 milhão de trabalhadores promotores de vendas, degustadores e repositores. 

Mas então, o que fazer para conquistar uma boa vaga antes dos 14 meses? Por que tem gente que consegue e outras não? Existem características que tornam o perfil de algumas pessoas mais desejável pelos empregadores. Continue lendo para saber quais são!

  • Disposto – Nem sempre estamos animados para os desafios do dia a dia no trabalho. Mas, se você conseguir se manter disposto a fazer o seu melhor, certamente será lembrado positivamente.
  • Compreensivo – Quem tem a capacidade de se colocar no lugar do outro e compreender suas atitudes, trata todos muito melhor. Essa boa relação com os líderes, colegas e clientes faz com que trabalhar com você seja muito melhor. Sugiro que você estude sobre empatia.
  • Criativo – Vivemos em uma época que os colaboradores estão tendo mais abertura para criar e inovar dentro das empresas. Fazer um trabalho mais criativo e novo fará com que você se destaque em relação a muitas pessoas. Se você escolher ser um(a) promotor(a) de vendas, esta característica precisa ser demonstrada também enquanto estiver buscando um emprego. Ser promotor(a) de vendas exige uma boa dose de criatividade diária.
  • Adaptável – A constante inovação que falei anteriormente, tem como consequência as mudanças muito frequentes dentro do trabalho. Portanto, você precisa saber se adaptar para fazer parte desta evolução.
  • Proativo – Ficar esperando por ordens é algo que não faz mais o menor sentido dentro das empresas. Hoje é imprescindível ter proatividade para identificar o que precisa ser feito, antes que o seu líder tenha que solicitar. Assim, você sugere fazer estas tarefas e demonstra interesse. Entregue sempre mais do que o combinado, isto fará de você não somente um profissional, mas uma pessoa diferenciada.
  • Ousado – Se você quer se destacar, precisa assumir alguns riscos, ousar. Ou seja, em vez de ficar na mesmice, você terá que tomar atitudes e apostar nas suas ideias. Mas, sempre com cuidado e muita análise, se não, pode acabar tomando uma decisão precipitada. Assuma a responsabilidade sobre seus atos, defenda suas ideias.

Além das informações que dei até aqui, recomendo que você leia também o artigo Promotores de vendas: 5 dicas para conquistar a vaga perfeita. E agora que você já sabe por onde começar e ser um profissional mais interessante para as empresas, lembre-se que tendo todas estas qualidades, você merece estar nos melhores locais de trabalho!

Uma boa maneira de descobrir quais são os melhores lugares para trabalhar é acessando o ranking do Great Place to Work. Essa organização faz uma pesquisa super completa sobre as práticas das empresas e a satisfação dos funcionários. Entre as qualidades que a empresa e suas lideranças precisam ter para serem bem rankeadas, estão: cumprir o que prometem, deixar claro as suas expectativas e ser competentes para tocar o negócio. Em minha primeira empresa, tivemos o prazer de sermos eleitos por duas vezes consecutivas como a “A Melhor Empresa Para Se Trabalhar Do Brasil”.

Agora, dê o primeiro passo e se inscreva na lista de oportunidades do Clube do Promotor! Enviarei oportunidades de emprego para você, por e-mail, sempre que souber de algo na sua cidade. Continue nos acompanhando aqui pelo blog e nas nossas redes sociais para conferir mais conteúdos como esse.

Sucesso!

Deixe um comentário

avatar