Você gosta de liderar equipes e pretende se tornar um coordenador de merchandising? Neste texto, vamos nos aprofundar nas funções e desafios para quem quer trabalhar nesta área. Mas primeiro, vamos entender o que é ser um coordenador de merchandising. Este é o profissional responsável por fornecer todo o suporte e direcionamento aos repositores, demonstradores e aos promotores de vendas que representam a sua companhia dentro do ponto de venda. 

Portanto, o desafio de um coordenador de merchandising é garantir um time de execução que conheça os principais fatores com poder de impactar o consumidor final. Sua equipe precisa estar preparada para influenciar a decisão de compra (com exposições criativas, materiais de pdv, abordagem, entre outros) e atingir o foco da companhia que é gerar vendas (selling out).

O coordenador de merchandising precisa ser capaz de elaborar os planos de ação para a sua equipe. Para isso, é necessário estar em constante desenvolvimento, buscando conteúdos que o ajudem a desenvolver uma visão mais estratégica do negócio. Mas na prática, algo ainda mais imprescindível é o interesse em gestão de pessoas, ou seja, é necessário ser um líder presente no dia a dia da sua equipe.

Confira com detalhes, as seis funções mais importantes que você terá que desenvolver como coordenador de merchandising:

Acompanhamento do desempenho dos processos

O coordenador de merchandising precisa garantir a efetividade dos processos, desde o planejamento, a aprovação, até a execução no ponto de venda. Para isso, é necessário acompanhar e analisar a forma como os produtos estão sendo expostos nas lojas. Mais do que acompanhar fotografias postadas pelo time, o coordenador deve conciliar o seu trabalho no escritório com as imprescindíveis visitas ao campo. Somente o contato diário e a presença no ambiente de trabalho do promotor lhe trará a vivência e a visão correta do que de fato é possível de ser realizado, para que suas expectativas estejam sempre alinhadas com o que de fato é possível de realizar para garantir os melhores resultados.

Monitoramento e orientação do time

Outra função importante do coordenador de merchandising é monitorar e orientar o seu time diariamente. Isso até pode ser feito por telefone, mas em alguns momentos devem ser criados pontos de encontro, nos quais o direcionamento deve ser passado pessoalmente aos supervisores e aos promotores. É importante lembrar que as mensagens devem ser passadas de maneira clara e objetiva para garantir que a equipe de fato absorva a informação. Além de abordar temas do dia a dia, é importante que você também se preocupe em esclarecer dúvidas sobre o planograma, materiais de PDV, entre outros. Pode ser que seu promotor não pergunte, mas as dúvidas sempre estarão lá.

Além disso, o coordenador de merchandising também pode aproveitar esses encontros para ministrar treinamentos técnicos e motivacionais. É interessante tratar de temas que possam gerar interesse e motivar a equipe a aprender cada vez mais. Aqui mesmo no Clube do Promotor você encontra conteúdos variados e ainda tem a oportunidade de participar de treinamentos online e gratuitos, que certamente irão contribuir muito para o desenvolvimento profissional de todos!

Participação e motivação

Um erro que encontramos com frequência em alguns projetos ocorre quando o coordenador de merchandising se envolve tanto com a rotina do dia a dia, que muitas vezes esquece de compartilhar as estratégias da empresa com seus promotores, fazendo com que eles não se sintam parte da empresa. Entenda que antes de tudo, você estará lidando com pessoas e que é importante explicar, reconhecer, orientar e que com isso você possivelmente terá um time mais engajado e motivado. Esteja permanentemente no campo, ao lado do seu time. Ajude a gerar relacionamento, entenda as necessidades e oportunidades, seja um líder ativo.

Administração 

Entre as funções de um coordenador de merchandising está a famosa parte administrativa, que também é extremamente necessária e faz parte do sucesso do negócio. Você poderá ser  responsável por alguns pontos importantes como roteirização, documentação para entrada dos promotores em loja, elaboração e análise de relatórios para diversos níveis hierárquicos, otimização de deslocamento, providenciar ferramentas de trabalho (EPIs, aparelhos celulares, uniformes), elaborar materiais para consulta dos promotores e fazer apresentações para que o público interno tenha conhecimento do cenário em campo – não se esqueça de dar visibilidade para o trabalho do seu time.

Contato com times de negociação e outras áreas

Você, como coordenador de merchandising, também terá que dar suporte ao time de vendas, sobretudo no que se referir a merchandising: desde negociações que foram executadas, novos pontos de venda, estudo de roteiro, avaliação de resultados das ações sazonais, etc. Provavelmente, você também passará a participar de processos seletivos para a contratação dos novos colaboradores em parceria com o RH.

Ações motivacionais e campanhas de incentivo

Outro ponto que terá um grande impacto sobre a sua rotina como coordenador de merchandising é a criação e o acompanhamento de campanhas motivacionais para os promotores. Você deverá criar ações para alcançar o atingimento de metas, gerar animação e impulsionar a venda dos produtos foco. Tudo isso por meio de um time motivado e comprometido! Incentive seu time a fazer exposições criativas: elas demandam um pouco mais de tempo, porém geram grande impacto nos pontos de venda. Seja qual for o seu  objetivo, continue buscando conhecimento e faça o seu melhor sempre. Não se esqueça que seu time que se espelha em você. Seja o líder que você gostaria de ter!

Agora você já sabe, efetivamente, como ser o ponto de contato entre a empresa e o time de campo, garantindo que sua equipe tenha acesso às informações e ferramentas necessárias para alcançar um alto nível de performance e de produtividade, alinhada com as estratégias. O aprendizado destas funções fará com que você seja um ótimo coordenador de merchandising.

Como coordenador, você poderá trabalhar diretamente em uma empresa ou em agências de trade marketing de maneira terceirizada. Em ambos os casos, poderá encontrar algumas variações em seu escopo de trabalho, mas se você pretende ingressar neste ramo ou se você já é promotor e está buscando aquela oportunidade de crescimento dentro da empresa que você trabalha atualmente, essas dicas vão lhe ajudar muito.

Caso tenha ficado alguma dúvida, é só entrar em contato aqui pelo blog ou nos nossos perfis no Instagram e Facebook. Para ficar por dentro de todos os posts do blog, assine a nossa newsletter e receba tudo em seu email!

Deixe um comentário

avatar