Rapport: a incrível técnica para vender mais

Você já reparou que ao se comunicar com algumas pessoas, sente uma sintonia espontânea? É como se vocês falassem a mesma língua, mas não só no diálogo, na expressão corporal também. Quando isso ocorre, nós nos sentimos mais seguros e à vontade, o que trás uma sensação de prazer. Geralmente, essas pessoas são as que consideramos nossas amigas.

Tudo isso é algo que costuma acontecer de forma inconsciente, mas sabia que é possível criar esse efeito, com alguns métodos? Dependendo de como você agir, da sua expressão corporal, é possível atingir esse estado com as pessoas que você quiser. Essa técnica, na psicologia, é chamada de rapport. Mas por que você faria isso? Para criar a sensação de empatia e conforto, que é algo que quem trabalha como promotor de vendas ou vendas de uma maneira geral precisa dominar.

O que é rapport?

O rapport é um conceito da psicologia originária da palavra francesa "rapporter", que quer dizer "trazer de volta". Na prática, esse conceito pode trazer uma melhor comunicação, aproximar você das pessoas que desejar, criar laços e confiança.

Algumas das maneiras de alcançar o rapport são: espelhamento de ações, olhos nos olhos, uso de termos em comum, escuta genuína, entre outros. Tudo isso pode ser aplicado no trabalho do promotor de vendas, ao se relacionar com sua equipe, com clientes e possíveis clientes perto de você na gôndola no PDV. Atingindo esse estado com as pessoas, você conseguirá alinhar os seus objetivos com os de quem trabalha com você, o que é algo muito valioso para o crescimento de todos.

Lembre-se: o cérebro é quem toma as decisões. E o coração está mais perto do cérebro do que o bolso 😉

Como colocar o rapport em prática?

Para que você consiga aplicar o rapport conscientemente, vamos explicar alguns dos métodos mais importantes. Confira:

1. Espelhe as ações da pessoa

É muito comum vermos grupos de amigos muito próximos, casais apaixonados ou familiares terem expressões corporais muito semelhantes, de forma inconsciente. A maneira de mover as mãos, o ritmo da respiração, o tom de voz… Tudo isso acaba sendo espelhado, quando existe muita sintonia.

Mas você pode criar esse estado de maneira consciente, observando as expressões corporais e falas da pessoa com quem dialoga e reproduz algumas ações e palavras. Mas claro, sempre deve ser algo sutil, para que a pessoa não se sinta imitada, pois isso seria desconfortável. Bom senso e inteligência, treine com seus familiares e amigos.

2. Se coloque de igual para igual

O estado de rapport é proporcionado pela confiança e cumplicidade. Para que você consiga ter isso com alguém, a pessoa deve se ver em você, te enxergar como alguém que a entende, sentir que pode ficar confortável na sua presença.

Neste caso, você deve tratar a pessoa de igual para igual, sem distinções, sem falas ensaiadas. Quanto maior for a sua espontaneidade, quanto mais você mostrar que se sente à vontade naquela troca, mais fácil será de atingir o rapport. Treine, treine, treine exaustivamente!

A história do Promotor de Vendas que hoje está presidente de uma das maiores empresas do Brasil

3. Pratique a escuta genuína

Ninguém gosta de falar sem ser ouvido. Muitas vezes, as pessoas fingem que escutam, mas na realidade, enquanto você fala, elas já estão pensando na próxima coisa que vão dizer. Então, mais do que esperar o seu momento de falar, você precisa escutar de verdade. Por favor, não fique olhando para a tela do celular enquanto fala com alguém, isso é terrível e pode acabar com a sua carreira.

Isso quer dizer que durante o diálogo, enquanto o seu cliente ou alguém da equipe estiver falando algo, você precisará prestar a atenção em cada detalhe, tanto da fala oral, quanto das expressões corporais. Escutando de forma genuína, sentindo real interesse pelo que a pessoa está falando, você conseguirá criar uma relação mais próxima e amistosa. Olhe nos olhos!

Você conhecia esta técnica? Pode complementar? Deixe o seu comentário aqui, milhares de promotores e promotoras de vendas estão lendo. Você também pode e deve ajudar compartilhando seus conhecimentos.

Se você gostou dessas dicas e quer saber mais sobre como se tornar um promotor de vendas ainda melhor, assine a nossa newsletter e receba todos os nossos conteúdos por e-mail. Siga também a página do Clube do Promotor no Facebook, onde sempre postamos conteúdos exclusivos para inspirar você! Ah, se quiser me seguir lá no Instagram eu olharei nos seus olhos em meus stories por lá 😉