Qual a relação da música com as áreas de vendas, marketing e trade marketing?

A sinergia entre departamentos da área comercial de uma empresa é tão importante quanto definir as estratégias assertivas para o sucesso dos negócios. Infelizmente está cada vez mais difícil encontrar tempo e pessoas comprometidas que podem fazer com que essa interação entre os departamentos aconteça. Vivemos em mundo onde o ego muitas vezes toma o espaço da humildade, infelizmente. Mas seguimos, precisamos seguir!

De um lado a sobrecarga das atividades e processos diários, de outro, a pressão por resultados e a agenda lotada. Com isso é natural que os profissionais se atenham primeiramente as suas responsabilidades, e a interação entre as áreas que "sustentam" as estratégias da empresa acaba em segundo plano, ou simplesmente, não acontece.

Na verdade o que vemos muito comumente são pessoas e empresas "apagando incêndio" e resolvendo problemas que caem de paraquedas. Tarefas que não estão programadas para serem resolvidas acabam tendo prioridade pois como sabemos, tudo é "para ontem". "Fulano não pode esperar". "É urgente". "O cliente está pressionando". E várias outras frases e pressões que já conhecemos. Porém, com isso, a real prioridade vai ficando para trás e é difícil parar para pensar que se as áreas trabalhassem mais unidas, mais engajadas umas com as outras, os resultados seriam bem diferentes. Na verdade seriam impressionantes.

Neste mais de 10 anos de empreendedor do mundo da tecnologia e trade marketing eu tive o prazer de conhecer diversas ferramentas de gestão e produtividade. Trabalhei com pessoas brilhantes e com muita bagagem, que me ensinaram muito do que sei e, hoje, compartilho absolutamente tudo. 😊

Em outro artigo falaremos sobre tais ferramentas de gestão, ok? Continue comigo aqui, você vai gostar.

Trabalhando como uma banda musical

Thedy Corrêa, músico vocalista da banda Nenhum de Nós e palestrante, declarou em uma de suas palestras que eu assisti que "as organizações funcionam como uma banda". Para que haja harmonia todos precisam trabalhar organizados e engajadas no mesmo ritmo.

Pouco servirá tantos instrumentos se os mesmos não tocarem a mesma canção, ou desafinados. Assim ocorre nas empresas. Se cada área/setor quiser definir a sua própria estratégia sem estar alinhada com as demais, a empresa não irá a lugar algum que não seja o fundo do poço. O clientes vão vaiar, jogar tomates, enfim será uma vergonha. Entendeu?

Em se tratando das áreas de vendas, marketing e trade marketing é ainda mais importante que trabalhem engajadas umas com as outras, caso contrário as estratégias traçadas não serão concretizadas e o resultado não vem.

Marketing elabora as estratégias, vendas conclui com o fechamento do pedido e trade marketing executa no PDV. Não há outro segredo, mas para isso todos precisam trabalhar na mesma sintonia, no mesmo ritmo e bem ensaiados.

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Afinando os instrumentos

Cada passo que a área de marketing der, vendas e trade precisam estar cientes. Precisam opinar, participar e interagir. Cada área com a sua responsabilidade, juntas poderão muitas vezes lapidar a estratégia que traria X em resultados, para trazer X+Y+Z. Por isso é necessário esse entendimento e essa sintonia.

É bem comum observarmos nas empresas o quanto os profissionais reclamam desta falta de interatividade entre os departamentos. Um precisa do outro. Não tem jeito. Trabalhar em equipe é isso. O benefício e os resultados são de todos, e quanto mais pessoas envolvidas e engajadas, melhor. Música!

É hora de afinar o envolvimento das áreas. Em um mercado altamente competitivo e em plena evolução é no mínimo uma regressão pensar que pessoas ou departamentos ainda trabalhem sem cooperação umas com as outras. Não há mais espaço para isso. Quem não se moldar vai ficar para trás. Pessoas precisam interagir. Áreas precisam estar engajadas.

Pensa comigo, de que adianta você ter uma guitarra de 50 mil dólares se você não sabe tocar? Ok, você pode ser um colecionador, mas é estranho.

Como o promotor vai executar com entusiasmo uma ação que não faz sentido no PDV? Ou, como a área de vendas vai atingir seus propósitos se a ação não tem fundamento ou a área de trade não executou a ação que finalizaria a estratégia? Não há saída. Uma depende da outra. Equipes precisam trabalhar verdadeiramente como equipes.

O show não pode parar

Áreas engajadas produzem mais e vão mais além. Produzem o que é necessário e os resultados vem por consequência. Não mais por obrigação.

Quando o desempenho de uma empresa está em destaque, notoriamente a concorrência vem pra cima na tentativa de identificar o que foi feito de diferente para ter alavancado seus resultados. Não podemos esquecer que empresas são feitas de pessoas, e pessoas com atitudes e que trabalham unidas a outras pessoas ou departamentos, aumentam cada vez mais seu desempenho. É um ciclo gostoso, virtuoso e motivador.

Nós do Clube do Promotor gostaríamos de pedir mais uma música, e não interessa o estilo musical. Amamos música, amamos as pessoas. Queremos que a nossa música seja tocada pelas áreas de marketing, vendas, trade marketing e recursos humanos. Juntas e afinadas.

Os promotores e profissionais aqui do blog aguardam a próxima canção, e que possamos dançar no mesmo ritmo atingindo resultados e encantando as pessoas que querem evoluir em todos os pilares de suas vidas.

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