Promotor de vendas: como pedir um aumento?

Você já está há um tempo trabalhando como promotor de vendas na empresa e gostaria de um aumento de salário, mas não sabe como pedir? Não se preocupe, nós vamos ajudar você a formular os argumentos para estar preparado, na hora de conversar com seu gestor.

Primeiro, é importante estabelecer porque você merece um aumento. Depois, precisará apresentar estes motivos da melhor maneira. Então, continue lendo e se ligue nas dicas abaixo!

Reflita sobre o seu desempenho

Esse é um momento muito importante de auto análise sincera. O que você tem feito de positivo? Quais suas melhores ações no PDV? Elas têm gerado crescimento nas vendas? Você tem cumprido todas as metas? Está sendo proativo? Como tem sido os seus feedbacks?

Se você acredita que está tendo um bom desempenho em todos estes requisitos, organize as informações na sua cabeça, ou escreva elas. Isso lhe ajudará a não esquecer de citar nenhum dos motivos sobre seu desempenho positivo.

Caso você sinta que não está indo tão bem assim nestes quesitos, talvez seja o caso de esperar. Tente melhorar e deixe para pedir o aumento quando tiver mais resultados para apresentar.

Se proponha a fazer mais

Outra maneira interessante de convencer seu gestor a lhe dar um aumento é mostrando que você pode fazer mais do que já faz hoje. Eu, como gestor, sempre priorizei aqueles que sempre faziam mais do que o combinado. Pense em estratégias em que você pode ter mais atividades, ocasionando em um aumento nas vendas no PDV. Registre tudo e apresente isto ao seu gestor, demonstrando real interesse e resultados factíveis.

Lembre-se que a sua proposta deve ser verdadeira. Portanto, se você prometeu aumentar as vendas em uma quantidade X, mostre como chegará neste crescimento e faça com que ele ocorra de verdade. Bom, não esqueça que antes de mais nada você deve seguir fielmente o "Guia de Execução" da sua empresa. Não adianta tentar reinventar a roda, mas sim fazê-la girar mais rápida e com mais precisão. Se você, por acaso, não souber o que é um "Guia de Execução", pode entrar em contato comigo que eu explico pra você em detalhes.

Respeite o momento

Você pode ter todas as razões do mundo para receber um aumento. Se a empresa estiver em uma fase economicamente complicada, simplesmente não vai acontecer. Então, se intere sobre a situação financeira, antes de solicitar o aumento. Caso você sinta que a empresa está passando por dificuldades, espere um pouco.

Outra dica importante sobre o momento é saber quando ocorre o planejamento financeiro do ano seguinte. Não há regra, mas muitas empresas se planejam entre setembro e outubro. Então, essa é uma boa hora de conversar com seu gestor sobre o aumento do seu salário. Assim, dará tempo de incluir no planejamento.

Receba oportunidades de emprego no seu e-mail!

Se envolva e tenha bom relacionamento

Aquela história de "quem não é visto, não é lembrado" é muito verdadeira. Suas visitas ao PDV sempre poderão trazer informações valiosas, portanto, compartilhe elas com sua equipe. Procure seu gestor para conversar sobre suas ideias de ações no PDV. Explique o que você viu e porque acredita que as vendas podem aumentar com tais ações. Mostre que você se interessa de verdade e não está ali somente para cumprir o horário. Conheço muita gente que reza pra chegar logo às 18h de sexta-feira, mas o engraçado é que vejo obter sucesso com maior frequência aqueles que torcem para iniciar logo a segunda-feira.

Além disso, procure ter uma relação muito boa, tanto com seu gestor, quanto nos PDVs. Não precisa bajular ninguém, até porque isso pega bastante mal. É só tratar todos com respeito e sinceridade. Assim, certamente você construirá uma imagem positiva.

Não torne essa conversa um muro de lamentações

Falar das coisas que não estão tão certas no trabalho é necessário, claro. Mas não peça aumento em tom de ameaça ou reclamação, a partir de algo negativo que a empresa fez. Isso não funciona e só serve para deixar você com uma imagem de aproveitador. Resolva a questão do aumento e dos problemas da empresa, cada uma de uma vez, sem misturá-las.

Você também precisa se lembrar que questões pessoais não servem como motivos para um aumento. Se você está passando por dificuldades financeiras, não é responsabilidade da empresa resolver isso. Portanto, não use a situação como argumento.

Tenha paciência para aguardar a decisão

A chance do seu gestor dar uma resposta imediata positiva, ao você pedir aumento, é praticamente nula. Isso tem um motivo: essa é uma decisão importante, em que ele terá que avaliar tudo muito bem, falar com outras pessoas, para então poder lhe dar um retorno.

Então, aguarde com paciência, sem ficar pressionando seu líder por uma resposta. Após falar tudo o que você tinha para dizer, continue fazendo o seu melhor na empresa e espere o retorno.

Saiba lidar com uma resposta negativa

Recebeu uma resposta negativa? Mostre maturidade e não insista, muito menos responda com rispidez. Preste a atenção nas razões que o seu gestor der. Se for porque seu desempenho ainda não está tão bom, analise se é uma resposta justa e se você acha que realmente pode fazer melhor. Caso seja por uma dificuldade financeira da empresa, aguarde a situação melhorar.

Mas se você analisou a resposta e não achou ela justa, acredita que merece mais, busque uma vaga que lhe valorize mais, em outra empresa. Aqui no blog, já falamos esse assunto neste post: Promotor de vendas: 5 dicas para conquistar a vaga perfeita.

As melhores empresas para se trabalhar possuem um plano de cargos e salários bem estruturado. Este tema será abordado em um próximo artigo por aqui.

Agora que você já sabe como pedir um aumento, mãos a obra! E para ler mais conteúdos sobre a carreira de promotor de vendas, nos acompanhe aqui no blog e nas nossas redes sociais. Temos conteúdos exclusivos para você! E não esqueça de assinar a nossa newsletter para ficar por dentro de tudo que postamos aqui no blog e não perder nada.