Promotor de vendas: 5 dicas para conquistar a vaga perfeita

Se você é um ótimo promotor de vendas, e não entende porque ainda não conquistou aquela vaga de emprego dos sonhos, pode parar de se preocupar. Nesse post, você receberá cinco dicas infalíveis, que poderá começar a colocar em prática agora mesmo. Pegue o bloquinho e a caneta e continue com a gente para não perder nenhuma informação.

Pode ter certeza de que todo gestor quer ter um time campeão. O sucesso das empresas depende das pessoas que trabalham por ela. O que falta, então, para você vestir a camisa dos melhores times? Na maioria das vezes, é apenas uma questão de ser bem visto. E para isso, é necessário sair do discurso vazio e provar que realmente fará a diferença, com muito conhecimento e atitude. Mas, por onde começar?

1. Seja um especialista em merchandising e prove isso

O segredo dos promotores de vendas que ocupam as melhores vagas do mercado é simples: ter capacidade de criar uma boa estratégia de merchandising. Você tem que ser um guardião da marca que está representando. Para isso, precisa consumir muito conteúdo sobre merchandising. E pode ter certeza de que esse será um estudo eterno, pois há muito o que aprender nesta área, que está sempre se renovando.

Mostrar que você sabe é tão importante quanto saber. Então, reforce o seu conhecimento em entrevistas de emprego e no seu currículo. Até mesmo as suas redes sociais podem ser um bom espaço para publicar sobre o assunto, de uma forma mais informal.

Aqui no Clube do Promotor, nós oferecemos pelo menos um novo post por semana. Esse conteúdo é sempre feito com muito embasamento e por gente que entende do assunto. Para não perder nada, assine a nossa newsletter. E não esqueça de compartilhar nas redes, para mostrar que você está por dentro de tudo sobre o merchandising.

2. Tenha um currículo bem escrito

Esta dica parece óbvia, mas muita gente ainda esquece que o currículo é essencial para conquistar uma boa vaga de promotor de vendas. É por meio dele que você irá se apresentar ao gestor, contar as suas experiências e conhecimentos.

O segredo é saber o que ressaltar no seu currículo. Ou seja, se você já trabalhou em muitos lugares, não precisa citar todos. Selecione apenas as experiências mais válidas para a vaga que está concorrendo agora. Assim, você economiza o tempo do gestor, falando do que realmente importa.

Outro truque infalível é mostrar que você se interessa por aprender cada vez mais. Cite os cursos, workshops e eventos dos quais você já participou. Lembrando que a mesma dica de selecionar só as experiências que tem a ver com a vaga, vale aqui também.

3. Tenha um ótimo relacionamento dentro do ponto de venda

Para ser um promotor de vendas de sucesso, você precisa se relacionar bem com qualquer pessoa. É uma premissa básica ter uma comunicação agradável, empática e gentil com todos. Nós nunca saberemos sobre o dia de amanhã não é mesmo? Mantenha as portas sempre abertas e mostre que você realmente quer ajudar as pessoas.

Tudo isso vale ainda mais dentro do ponto de venda. Cada PDV tem suas características particulares e é visitado por um público de perfil diferente. Então, você deve se fazer presente e conhecer muito bem o local, para se comunicar de maneira adequada e clara.

Aqui vai a dica de ouro: mantenha um excelente relacionamento com o chefe de loja e com outros promotores.

4. Mostre os seus trabalhos de merchandising nas redes sociais

Já explicamos na primeira dica, que as redes sociais têm um papel importante na divulgação dos seus conhecimentos. O mesmo vale para o seu trabalho. Aquela máxima que diz que "quem não é visto, não é lembrado" é completamente verdadeira. Mostre que você realmente ama o seu trabalho.

Aproveite este espaço poderoso e publique suas principais ações de merchandising. Fale dos resultados e de todos que participaram do trabalho, para dar ainda mais visibilidade e mostrar que você sabe trabalhar em grupo. Lembre-se de publicar, também, em fóruns e grupos do seu meio profissional. Lá, você pode fazer um bom networking e atrair grandes oportunidades. Nem preciso dizer para você usar e abusar da criatividade não é mesmo? Afinal, você é um promotor de vendas.

5. Seja o principal fã do seu trabalho

Receba oportunidades de emprego no seu e-mail!

Se valorizar e acreditar no seu trabalho talvez seja a dica mais valiosa desta lista. De nada adianta você ser um ótimo promotor de vendas, se não confia em si mesmo. Como convencer o gestor a te contratar para a vaga dos sonhos, ou até mesmo merecer uma promoção se você não acha que está pronto para ocupar este espaço?

Todos temos características únicas e incríveis. Alguns são conhecidos por falar extremamente bem, outros por serem estudiosos incansáveis, por exemplo. Você não precisa fingir ser algo que não é, ou ficar se comparando com os outros, não faça isso! Apenas, descubra o que você tem de mais positivo e destaque isso no seu trabalho. Busque ser o melhor profissional que puder. Estamos com você nessa caminhada!