Planograma é chato e ninguém respeita?

Sendo promotor de vendas, você já deve ter se deparado com um planograma. As empresas costumam elaborar esse material para que os promotores tenham um desenho gráfico que oriente o posicionamento correto dos produtos no ponto de vendas.

O planograma deve ser feito sempre com base no espaço disponível no PDV. Além disso, o material deve ser aprovado pela indústria e pelos varejistas, para que seja colocado em prática. Quando um planograma chegar nas suas mãos, ele já terá passado por essa etapa.

Por que muita gente acha o planograma chato?

Alguns promotores de vendas acreditam que o planograma não representa a realidade e acham difícil aplicá-lo no PDV. Outros acham que esse material é inútil, que o promotor de vendas tem mais conhecimento prático para decidir o melhor posicionamento dos produtos.

Em parte, isso pode ser verdade. O planograma depende do bom senso do gestor de trade marketing na hora de construir e do promotor de vendas na hora de executar da melhor forma possível. Este recurso, o planograma, é extremamente importante, afinal, por trás da sua criação existe toda uma análise do local e um estudo para que o produto alcance a melhor visibilidade, imagem positiva da marca e comodidade para o shopper (quem compra).

Por que devemos respeitar o planograma?

Você deve estar se perguntando quais são as verdadeiras importâncias do planograma para o seu trabalho. Então, vamos explicá-las:

  • O planograma facilita o trabalho do promotor de vendas, dando um norte para o profissional, ao expor os produtos;
  • Se seguí-lo corretamente, você não poderá ser responsabilizado indevidamente por problemas que possam ocorrer;
  • Ao produzir o material, a equipe leva em consideração a visibilidade dos produtos, e as melhores condições, evitando que estraguem por ficarem em um espaço onde o shopper não alcança o produto, por exemplo;
  • O planograma deve ser um retrato da estratégia de posicionamento da empresa, ou seja, o produto é líder ou deve ficar posicionado ao lado da marca líder?
  • Você, como promotor de vendas, tem condições de reavaliar tudo isso na prática e pode reportar a equipe, caso perceba que o planograma não está sendo efetivo nos seus objetivos. Ajude o seu gestor, questione sempre.

O planograma é um auxílio para o seu trabalho como promotor de vendas, mas você segue tendo autonomia para falar de pontos em que o material não corresponde à realidade. No fim das contas, tanto o desenho gráfico, quanto o seu olhar crítico são importantes e se complementam. O importante é seguir o planograma e sempre falar com seus supervisores, quando você acreditar que o produto pode ser melhor posicionado de outra maneira, em vez de simplesmente não seguir o material, sem falar nada.

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