O que os promotores de vendas podem aprender com os lobos?

Sabia que nós temos muito a aprender com os lobos selvagens? Eles são sobreviventes da Era do Gelo, ou seja, sua espécie resiste a 300 mil anos. Mas afinal, o que isso tem a ver com esse blog, que é voltado para promotores de vendas? Com toda essa vivência em meio às intempéries e transformações da natureza, o lobo é um animal que pode nos servir como exemplo! Portanto, hoje, eu vou falar de características e estratégias que os lobos mantém, e nós podemos utilizar.

O bando: como organizar sua equipe

A primeira lição que os lobos nos dão é que toda a equipe é importante e as diferenças entre cada integrante são essenciais. Para você entender a lógica, vou explicar como funciona a organização da matilha, ao se deslocar:

  • Os integrantes da frente, são os mais velhos e os doentes, pois são eles que marcam o ritmo do grupo. Se ocorrer alguma emboscada, eles dão a vida pelos mais jovens; (são leais)

  • Em seguida, estão alguns dos lobos mais fortes, para proteger o bando; (força)

  • No meio estão os outros lobos da alcatéia; (inteligência)

  • Por último há mais uma quantia de lobos mais fortes para "fechar" a proteção da matilha. (liderança pelo exemplo, proteção e estratégia)

A hora da caça: mãos a obra no PDV

Ao sair para caçar, os lobos agem em bando. Eles jamais chegam ao local da caça despreparados. Antes de partirem para o ataque, já foi criada toda uma estratégia, para combater qualquer obstáculo e conseguir o alimento.

Assim como os lobos, os promotores de vendas precisam "caçar". No entanto, o nosso local de caça é o ponto de vendas e o nosso alimento é a venda dos produtos que representamos. Da mesma forma que os lobos, um bom promotor de vendas precisa chegar ao PDV com uma estratégia bastante definida. Ou seja, um promotor de vendas com instinto selvagem tem o "guia de execução" na sua mente e atua com maestria no PDV, pois sabe o que precisa ser feito.

A importância dos lobos para o equilíbrio: sem promotores, sem vendas

Você sabia que os lobos são essenciais para a natureza? Vou dar um exemplo: em uma área que existia uma matilha de lobos, todos eles foram caçados. Em poucos anos, o número de árvores do local diminuiu drasticamente, o que fez com que as margens dos rios erodissem e outras espécies morressem. Isso aconteceu porque os alces, uma das presas favoritas dos lobos, comem árvores. Se os lobos estivessem lá, regulariam a quantidade de alces e evitariam todos esses problemas. Será que podemos considerar a "ruptura" como alces? Pense e me responda nos comentários.

Da mesma forma que os lobos são importantes para o equilíbrio da natureza, os promotores de vendas são essenciais para a boa comercialização dos produtos que as empresas criam. Não adianta criar o melhor produto do mundo, se ninguém conhece suas qualidades, se ele não está em um lugar visível do PDV, etc. O promotor de vendas tem a importante tarefa de ser o guardião dos produtos que representa dentro do PDV, garantindo que ele chegue até o shopper.

Se você é um gestor e está lendo isto, coloque na sua cabeça agora: #valorizeopromotor

A adaptação: fazendo o melhor onde estivermos, com as ferramentas disponíveis

Os lobos conseguiram se desenvolver em locais com características muito diferentes, como florestas, campos, desertos, taigas, montanhas, tundras e até em algumas áreas urbanas. Eles têm um grande poder de se adaptar e isso faz com que consigam viver bem nos mais variados tipos de ambiente.

Assim como para os lobos, uma característica essencial para os promotores de vendas é a adaptação. Nem todo ponto de vendas é igual. Muitos deles têm menos recursos, espaços mais limitados, administração mais fechada… Mas é nosso trabalho "driblar" os obstáculos e fazer o melhor possível para que os produtos que representamos sejam vendidos. Portanto, os lobos nos ensinam que podemos fazer o melhor que pudermos onde estivermos e com as ferramentas disponíveis.

Quem diria que os lobos teriam tanta coisa em comum com os promotores de vendas? Agora que compreendemos essas semelhanças e aprendemos com esse animal tão incrível, é hora de colocar tudo em prática. Compartilhe esse texto com a sua "matilha" para que todos se inspirem também!

Para não perder nenhum post, assine a nossa newsletter e receba tudo por e-mail. E não esqueça de seguir a página do Clube do Promotor no Facebook, que sempre tem posts com novidades e conteúdos exclusivos. No meu Instagram eu compartilho bastante conteúdo nos stories, vem!