José Domingues: um promotor de vendas na presidência do Grupo Gtex

Estamos sempre dando dicas aqui no blog, para que você se destaque e seja valorizado como promotor de vendas em vários contextos. Hoje, vamos contar uma história real, que prova que quem faz o seu melhor, consegue alcançar grandes conquistas.

Eu entrevistei o José Domingues dos Santos, mais conhecido como Sr. Domingues, que atualmente está presidente do Grupo Gtex. Ele começou a sua carreira como promotor de vendas, quando tinha 18 anos de idade, e nunca deixou este cargo, mesmo presidindo uma das grandes multinacionais brasileiras.

Receba oportunidades de emprego no seu e-mail!

A história do Grupo Gtex Brasil

Em 1973, o Sr. Domingues e sua esposa, Dona Neiva, tiveram uma grande ideia: fazer produtos artesanais para limpeza residencial. Então, eles compraram a marca Urca de sabão de coco em pedra e começaram a usar essa matéria-prima em diversos formatos e produtos.

A empresa cresceu, com produção 100% brasileira, sempre destacando a utilização de insumos típicos do país, sendo o coco a principal matéria-prima dos seus produtos. Atualmente, a Gtex tem quatro unidades espalhadas pelo Brasil, além de estar entre as 10 indústrias mais importantes do setor.

Como o Sr. Domingues chegou lá?

Aos 61 anos de idade, o Sr. Domingues ressalta que "está" presidente do Grupo Gtex. Promotor de vendas há 43 anos, ele dá um conselho para os colegas da categoria: "Promotor, nunca deixe de ser promotor de vendas. Não importa o que você pode estar, mas ser, é promotor de vendas".

José Domingues também fala sobre a humildade ser essencial. Ele acredita que devemos ser sempre mais humildes, mas alerta que é importante nunca deixar de reconhecer aquilo que você faz de melhor.

Para o presidente do Grupo Gtex, o mais importante é você fazer aquilo que gosta, que ama, independente da valorização das outras pessoas, porque ele acredita que a primeira pessoa que tem que te valorizar é você mesmo.

A importância dos promotores de vendas

Os promotores de vendas são essenciais para a Gtex e para outras empresas. Na entrevista, o Sr. Domingues contou que ao sugerir uma diminuição na equipe de promotores para reduzir o orçamento, todos os diretores da empresa foram contra e não deixaram que nenhum promotor de vendas fosse dispensado. "Todos acreditam que o promotor é muito importante para o negócio. Acredito que essa é uma das maiores missões e mais bem concluídas dentro da fase que estamos passando na Gtex", explica.
Para os promotores de vendas serem bem sucedidos, o presidente dá seu conselho: "Você é muito maior do que você mesmo pensa! Você é muito mais importante do que você tem ideia! Se uma empresa não te valorizar, outra vai te levar e te valorizar. Então, faça a diferença".

O Clube do Promotor para os promotores de vendas do Brasil

Quando eu contei para o Sr. Domingues sobre o Clube do Promotor e perguntei sua opinião sobre o projeto, ele pediu para se associar, de tanto que gostou da ideia! Nas palavras dele: "Que importante que, aos 43 anos de merchandising da minha vida, eu possa ter a oportunidade de ter um Clube do Promotor para que eu possa também saber o que tem de inovações e saber o que tem de importante para a minha classe de promotores de vendas".

E aí? Quer se inspirar ainda mais e disseminar a entrevista do Sr. Domingues? Então, aproveite o meu presente para você! Acabei de disponibilizar o video da entrevista completa, que você assiste abaixo, para você fazer download, podendo levar para reuniões e compartilhar com a sua equipe de merchandising.

Clique aqui para fazer o download enquanto o vídeo ainda está disponível.

Não esqueça de acompanhar a fanpage do Clube do Promotor no Facebook, onde publicamos conteúdos exclusivos. Também ficarei feliz se você me seguir lá no Instagram. Estou sempre contando histórias e compartilhando coisas boas por lá também. E para você não perder nada aqui do blog, é só assinar a newsletter. Assim você recebe os conteúdos novos diretamente no seu e-mail.

Um grande abraço.