Iniciando a carreira como promotor de vendas

Você decidiu se tornar promotor de vendas? Anda pensando na possibilidade, mas não sabe por onde começar? Não se preocupe, que hoje nós vamos explicar todo o passo a passo para você iniciar a sua carreira como promotor de vendas.

Esta é uma profissão que exige atenção, curiosidade e bom relacionamento com as pessoas. Afinal, você estará criando possibilidades para vender os produtos da marca que representa, dentro do ponto de venda. Se você sente que se encaixa nestas características e quer se tornar promotor de vendas, continue lendo para conferir todas as nossas dicas.

O que um promotor de vendas faz?

Antes de decidir começar a trabalhar como promotor de vendas, você precisa conhecer bem a profissão e as atividades que são esperadas destes profissionais. Então, em primeiro lugar, saiba que o promotor é responsável por buscar formas de oferecer os produtos que representa da maneira mais atraente possível, no PDV.

Isso quer dizer que é o promotor que encontra o melhor espaço da loja para os seus produtos, seja em destaque de prateleira ou em gôndolas, por exemplo. Além disso, o promotor de vendas deve conhecer o produto minuciosamente, para dar uma assistência aos clientes, tirando dúvidas técnicas, e para apoiar os vendedores durante as vendas.

Outras tarefas importantes do promotor de vendas no PDV, são:

  • Visitar os PDVs;
  • Verificar o preço e o estoque dos produtos;
  • Reportar informações dos concorrentes, como preços e promoções;
  • Auditar as ações do PDV;
  • Fotografar os produtos na loja;
  • Pautar a criação de ações promocionais;
  • Garantir um ótimo relacionamento com os donos e com os vendedores do PDV.

Para não se perder nas tarefas que deve ser realizadas em cada ponto de venda, o promotor de vendas precisa ter uma lista de tarefas, na qual pode controlar o que já foi feito e o que ainda falta.

Como conseguir uma vaga?

Receba oportunidades de emprego no seu e-mail!

Agora que você já sabe tudo que um promotor de vendas faz e decidiu que é nesta profissão mesmo que deseja trabalhar, chegou a hora de buscar a sua vaga. Mas como fazer isso?

Existem diversas ações que podem auxiliar você a conquistar a vaga que deseja. Já falamos sobre isso em Promotor de vendas: 5 dicas para conquistar a vaga perfeita, mas no post de hoje, vamos focar em duas questões que consideramos muito importantes: o currículo e a entrevista de emprego.

  • Currículo: Não menospreze o currículo! Ele é uma ótima forma de apresentar suas experiências e conhecimentos. Mas lembre-se que ter um currículo enorme não é garantia de sucesso. Opte por focar em informar o que realmente interessa para a vaga. Por exemplo, se quer ser promotor de vendas de uma empresa de colchões, o curso de culinária que você fez, talvez não seja tão relevante para ocupar espaço no currículo. Mas se for pra ser promotor de uma empresa de alimentos, pode ser interessante mostrar que você já tem uma certa expertise neste tema. Saiba jogar com as suas experiências e conhecimentos no currículo, conforme a vaga que está concorrendo.

  • Entrevista de emprego: Este é o momento de provar que você é um bom promotor de vendas. Afinal, na entrevista, você precisa ser o seu melhor promotor! É necessário saber se vender. Isso significa que você poderá falar das suas melhores ideias e resultados em experiências anteriores. Mesmo que não seja como promotor de vendas, mas em uma área afim. Mas é muito importante lembrar que se vender não significa mentir. Fingir que você fez algo que não fez, ou omitir a participação de outras pessoas no trabalho de uma ação legal, fará com que sua imagem fique bastante negativa. Afinal, em qualquer vaga que quiser ocupar, você precisará ser honesto e saber trabalhar em grupo.

Quer receber mais dicas?

Aposto que você já está querendo saber mais sobre a profissão de promotor de vendas. Pois pode contar com a gente! Fique ligado no Clube do Promotor. Toda semana, traremos conteúdos quentinhos por aqui.

Confira, também, mais conteúdos nossa fanpage no Facebook. Lá, nós realizamos transmissões ao vivo semanalmente, dando dicas e entrevistando pessoas respeitadas no segmento, que vão nos inspirar muito!

Além disso, você pode se inscrever na nossa newsletter para receber por e-mail, as postagens do blog, sempre que publicarmos algo aqui. Assim, você não perde nada!