De coadjuvante a protagonista: como se portar no PDV

No segundo artigo da série De coadjuvante a protagonista, irei falar sobre comprometimento, aparência e assiduidade. Ações e deveres de um protagonista (promotor(a) de vendas) em cena (ponto de vendas).

Qual o figurino ideal?

A apresentação pessoal é o seu cartão de visitas. Portanto, é importante ter alguns cuidados. Não estamos nos referindo a padrões estéticos de beleza, pois isso é subjetivo e não faz de alguém melhor ou pior promotor de vendas. A questão é estar apresentável, demonstrar uma atenção ao cuidado pessoal. Confira algumas dicas:

  • Manter os cabelos não muito longos, ou presos, é o ideal. Principalmente quando você precisará manusear alimentos.

  • Unhas limpas e bem cuidadas é um detalhe que também demonstra higiene pessoal.

  • Em relação a barba, o ideal é mantê-la aparada.

  • Roupas, acessórios e maquiagens devem ser discretos e condizer com o ambiente de trabalho.

Qual a importância da pontualidade?

Outro ponto fundamental para qualquer profissional, assim como para quem é promotor de vendas é o cuidado com a pontualidade. Você precisa se agendar para não “furar” com seus compromissos.

Lembre-se que seus "espectadores" estão esperando encontrar o palco (PDV) bem montado. Ou seja, esperam que os produtos estejam no seus devidos lugares, com as aproximações (cross-merchanding) deles.

Você também precisa lembrar-se de manter a assiduidade nas visitas ao seus parceiros, pois ser assíduo é uma qualidade da pessoa que tem regularidade, ou seja, dificilmente falha. Ser assíduo é estar todos os dias no PDV preparando o cenário para um excelente espetáculo de encantamento ao shopper.

Para quem trabalha com alimentos, por exemplo, as vendas que não se realizem hoje, podem nunca ser recuperadas. Sendo assim, você não pode deixar espaço para a concorrência, lembre-se sempre: a venda de amanhã faremos amanhã e a de hoje faremos hoje. Quando falamos do acompanhamento a supermercados, se os produtos não forem colocados nos seus devidos lugares para que os shoppers os encontre, poderá comprar na concorrência.

O que diz a CLT em relação a assiduidade?

Art. 130: Após período de doze meses de vigência do contrato de trabalho, o empregado terá direito na seguinte proporção:

  1. 30 dias de férias quando não tiver faltado mais de 5 vezes;
  2. 24 dias de férias quando houver tido de 6 a 14 faltas;
  3. 18 dias de férias quando houver tido de 15 a 23 faltas;
  4. 12 dias de férias quando houver tido de 24 a 32 faltas.

Observação: O Art. 131 diz que são consideradas as ausências para fins de férias, casamento, nascimento de filhos, doação de sangue, licença maternidade, paternidade, acidente de trabalho e outros motivos justificados e não descontados no salário. Sendo assim, se você faltar ao trabalho, todos os agentes envolvidos, sobretudo você, sairão prejudicados.

Sendo assim, para ser protagonista, é fundamental ter responsabilidade para com os seus parceiros. O bom profissional jamais "descansa" enquanto não cumprir com as suas obrigações acordadas. Um promotor de vendas protagonista assim é digno de ganhar o Oscar!

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