Conheça as principais funções de um promotor de vendas

Quando você opta por uma carreira nova, nem sempre sabe como será a rotina de trabalho. Por isso, é interessante falar com quem já tem essa experiência e pode contar como funciona o trabalho, na prática. Então, se você quer saber mais sobre o dia a dia de um promotor de vendas, continue lendo. Vou explicar todas as minhas atividades, trabalhando como promotor.

Primeiro, é importante você saber que nós, promotores de vendas, somos uma parte muito importante do trade marketing. Todas as ações que são planejadas, somos nós que colocamos em prática e fiscalizamos se estão sendo feitas corretamente no ponto de vendas. Então, de modo geral, o promotor é o "guardião" que irá representar a marca no PDV. Agora, você saberá quais serão as suas funções, caso se torne promotor de vendas.

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Visitar os PDVs

Uma das atribuições do promotor de vendas é visitar os PDVs. Lá, é necessário fazer uma série de atividades que detalho abaixo. Portanto, é interessante ter uma lista do que precisa fazer em cada visita, para não esquecer de nada. Além disso, é extremamente necessário cultivar um bom relacionamento com os responsáveis pelo PDV, pois você terá que negociar com eles, maneiras do seu produto ter destaque para aumentar as vendas.

Verificar o estoque

É responsabilidade do promotor de vendas estar sempre atento ao estoque dos produtos que representa, no PDV. Você deverá garantir que os produtos estejam sempre disponíveis, para que o cliente faça a compra.

Buscar a melhor posição no PDV

Em geral, o ponto de vendas terá vários produtos de diversas marcas, inclusive de concorrentes da empresa para a qual você trabalha. Portanto, é importante posicionar o seu produto em um bom espaço, no PDV. Negocie um ponto que seja mais visível, para que o cliente encontre o seu produto com facilidade.

Tirar dúvida dos clientes

Apesar da venda ser uma função do vendedor da loja, ele será responsável por uma variedade de produtos, de diferentes marcas. Portanto, você, como promotor de vendas, pode auxiliar que o produto da empresa que representa seja vendido. Ao visitar o PDV, aproveite para interagir com os clientes e sanar dúvidas mais técnicas. Principalmente, quando se tratar de um produto novo, ou de marca menos conhecida.

Promover demonstrações

Outra atividade importante no ponto de vendas é a demonstração e/ou teste do produto que você representa para possíveis clientes. Por exemplo, se a sua empresa quer vender um novo tipo de refrigerante, é importante que o cliente possa experimentar, para se sentir confiante em realizar a compra. A demonstração também é um bom momento para você falar de todas as vantagens do produto e tirar possíveis dúvidas.

Recolher informações sobre o produto no PDV

Ao visitar o ponto de vendas, o promotor precisa fazer uma espécie de auditoria. Ou seja, você terá que verificar se as ações propostas estão sendo realizadas da maneira certa, se o produto está no local combinado, por qual valor ele está sendo vendido na loja, como estão indo as vendas, entre outras coisas. Você será o elo de ligação entre a empresa que representa e o PDV.

Observar a concorrência

Além de verificar as informações sobre o produto que você representa, também é necessário analisar a concorrência no PDV. Procure saber sobre as ações proposta por eles, tire fotos da exposição dos produtos e dos valores, confira o quanto estão sendo vendidos e se estão com mais destaque. Essa análise é importante para pensar em maneiras de melhorar suas ações no PDV.

Reportar a equipe

Após verificar tudo isso no ponto de vendas, sua tarefa será levar todas as informações para a sua equipe de trade marketing. Assim, juntos, vocês poderão criar estratégias para aumentar o destaque do produto e as vendas no PDV.

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