Como ter uma equipe de promotores verdadeiramente engajada?

Atualmente, uma das tarefas mais importantes e difíceis de um líder é manter a sua equipe engajada de verdade. Todo mundo quer ter uma equipe que dê orgulho e que faça a diferença, aconteça o que acontecer.

Além de várias outras atribuições que um líder tem e que já falamos aqui no artigo "As 7 funções matadoras que todo coordenador de merchandising deve saber", manter a equipe motivada e engajada é imprescindível para que a empresa possa obter bons resultados e ter sua liderança reconhecida e valorizada.

Manter uma equipe motivada e unida pelo mesmo objetivo não é tarefa fácil, afinal, lidamos com pessoas de diferentes culturas, pensamentos, valores, e realidades muito diferentes umas das outras. Cada ser humano é único e precisa ser tratado como tal. No texto abaixo, você vai saber um pouquinho sobre os segredos para se manter uma equipe engajada de verdade.

Valorize as pessoas

Deixe que sua equipe participe do todo e não apenas de alguns flashes, onde o ator principal sempre será você, líder. Peter Senge no livro "A Quinta Disciplina" relata isso de maneira exemplar ao expressar que "as pessoas apoiam o mundo que elas ajudam a construir". Faz todo sentido esta afirmação, afinal, participar da construção faz a diferença. Fazer os membros de sua equipe se sentirem parte, é fundamental.

Faça reuniões periódicas, fale da evolução dos resultados a participe do trabalho de cada membro. Peça ajuda na identificação daquilo que cada um pode melhorar no dia a dia, questione sobre as dificuldades e ajude a resolvê-las. Faça feedbacks constantemente, alinhando o que pode ser melhorado e não se esqueça de parabenizá-los pelas conquistas. Celebre as pequenas conquistas, pois somadas formam grandes conquistas.

Receba oportunidades de emprego no seu e-mail!

Crie um clima organizacional colaborativo

Uma equipe engajada possui colaboradores que compreendem fazer parte de algo maior. Possuem objetivos em comum e suam a camisa para ajudar uns aos outros enquanto não atingem seus resultados em equipe, já que atingir apenas seus próprios objetivos não os satisfaz como profissionais.

Saia a campo com sua equipe e identifique oportunidades de negócios bem como, se proponha a ajudá-los a resolver situações mais difíceis e pontuais. Esta é uma forma simples de criar vínculo com seus liderados e ser exemplo naquilo que você acredita que cada um também possa fazer bem feito.

Comunicação eficaz

Todo bom líder precisa saber se comunicar com sua equipe. Ser claro no repasse das informações e estar atento para que qualquer detalhe não seja distorcido ou mal interpretado é essencial.

A comunicação, quando é eficaz, tem o poder de influenciar, conquistar confiança e desenvolver competências. Desta forma, é possível que sua equipe se aproxime mais de você e interaja mais assertivamente na solução dos problemas e não apenas na entrega deles para que você "se vire". Seja um líder comunicador e isso fará muita diferença.

Incentivos

Ajude e incentive sua equipe a pensar "fora da caixa". Não se prenda a estilos de liderança. Construa o seu próprio estilo. Isso também funciona para a solução dos problemas. Não se atenha a obter sempre as mesmas saídas. Busque diferenciais que agreguem valor à sua empresa e à sua equipe.

Pessoas são competitivas por natureza. Umas mais que as outras. Por isso é importante estar atento para incentivá-los a construir soluções inovadoras para as rotinas diárias. Ofereça um incentivo adicional aos que a empresa já costuma proporcionar. Pode ser um simples abraço verdadeiro ou um dia de folga, mas existirá de qualquer forma uma mobilização para conseguir atingir. Com isso, todos ganham. Seja um líder inspirador.

Eu gosto bastante do conceito Gift Work, ou seja, um presente/incentivo que seja único, individualizado, pensado especialmente para aquela pessoa que vai receber. Particularmente, não gosto daquela ideia de "caixas de bombons iguais para todos os colaboradores na páscoa", ora… tem gente que não pode nem comer chocolates.

Proporcione Conhecimento, Oportunidades de Crescimento e Realização

Aproveite o contato que você tem constantemente com seus liderados e se interesse pelos assuntos dos quais cada um mais gosta. Conheça seus hobbies, o que gostam de fazer, se têm filhos ou não, para qual time torcem, qual o estilo musical favorito, quais seus sonhos, entre outras coisas.

Conhecer a individualidade de cada um e conseguir entrar nela para ajudar será formidável. Questione sobre seus sonhos, o que precisam fazer para conquistar, ajude-os a traçar metas e objetivos para alcançá-los e vibre junto a cada passo dado. Vibre! Não permita que fiquem na inércia.

Repasse seu conhecimento! Já dizia Cora Coralina: "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." Não tenha receio ou medo de levar adiante tudo o que possa útil para sua equipe. Ajude-os a construir suas carreiras e incentive-os a buscar realização pessoal e profissional. Você se sentirá honrado e feliz em poder ajudar e ser útil, afinal, proporcionar momentos felizes àqueles que admiram você, será um prazer. Seja um líder admirado por suas atitudes e sua equipe será verdadeiramente engajada.

Se você é um(a) líder, não deixe de ler também o artigo "Como o Ikigai Pode Melhorar a Vida de Promotoras de Vendas". Espero que você tenha gostado deste texto, ficarei muito feliz se você deixar um comentário com a sua opinião. Forte abraço.