Como obter sucesso como promotor de vendas?

Você é promotor de vendas e se sente desvalorizado? Acha que foi jogado no ponto de venda sem receber o treinamento ideal? Sente que o seu salário é baixo, pelo esforço que o trabalho exige? Acredite, eu sei muito bem como você se sente.

Por estes motivos, resolvi dar vida ao Clube do Promotor: um projeto para aprimorar os conhecimentos técnicos, valorizar e possibilitar o aumento da renda dos promotores de vendas no Brasil. Quer saber como farei tudo isso? Continue lendo!

O que eu sei sobre ser promotor de vendas?

Primeiramente, gostaria de me apresentar. Sou o Rodrigo Lamin, empreendedor e entusiasta de tecnologias voltadas ao ganho de performance no ponto de vendas. Construí minha carreira mergulhado no mundo do trade marketing e merchandising.

Tenho orgulho de ter sido um dos fundadores da Involves, empresa de tecnologia de Florianópolis eleita por duas vezes, segundo GPTW ( Great Place to Work), como a "Melhor empresa para se trabalhar do Brasil". A Involves desenvolveu e mantém o Agile Promoter, solução para gestão de equipes de trade marketing. A ferramenta é utilizada por aproximadamente 40 mil promotores de vendas que atuam em 18 países.

Enquanto CEO da Involves até final de 2017 tive a oportunidade de, em conjunto com a minha equipe, clientes e parceiros, começar o negócio no quarto da minha casa, do zero. Sem investimentos externos, conseguimos fechar o ano de 2017 com quase R$ 20 milhões de faturamento recorrente anual.

Já são quase dez anos em que vivo desafios maravilhosos e tenho o prazer de compartilhar experiências e histórias com muita gente do mercado de promotores de vendas. Sem falsa modéstia, eu definitivamente entendo do papel e da importância dessa profissão. Também conheço as dores e os desafios diários dos promotores que, em muitos casos, ainda não têm voz ativa e não são valorizados por seus gestores.

Como descobri que os promotores são desvalorizados?

Há quatro anos eu estava em casa com a minha filha Alice, que hoje tem sete, e assisti a uma reportagem em uma dessas grandes emissoras de TV. A repórter fez questão de anunciar logo na chamada: "para ser promotor de vendas você não precisa ter experiência alguma". Fiquei me perguntando quem foi que falou isso pra ela, afinal, é uma informação totalmente equivocada.

O episódio ficou na minha mente por bastante tempo, até que pensei: vou fazer o meu melhor para mudar essa realidade. Recentemente pude realizar um pesquisa e decidi também conversar pessoalmente com muitos promotores, sobre a realidade deles no mercado de trabalho. Quase todos me revelaram três fatos:

• Muitos se sentem desvalorizados;
  • Outros tantos são literalmente jogados na profissão com pouco, ou nenhum treinamento;
  • A esmagadora maioria afirmou que ganha muito pouco pelo esforço que seu trabalho exige.

Sabendo de tudo isso, tive ainda mais certeza de que estava no caminho certo. Eu realmente não poderia me conformar com esses fatos. Aqui estou empreendendo novamente. Decidi deixar o meu legado na Involves, orgulhoso da história construída por lá durante estes quase 10 anos. Agora, assumo, definitivamente, colocar em prática um novo sonho: o Clube do Promotor.

E este projeto nasce com um propósito muito claro: quero aprimorar os conhecimentos técnicos, além de valorizar e possibilitar o aumento da renda dos promotores de vendas no Brasil.

Como o Clube do Promotor cumprirá seu objetivo?

Se você está se perguntando como pretendo aumentar a renda dos promotores de vendas no Brasil, saiba que já tenho um plano pronto e uma das ações é a Arena CP!

Este é um concurso nacional de merchandising, que foi feito exclusivamente para valorizar você, promotor de vendas que se empenha e merece ter seu trabalho reconhecido. A ideia é oferecer ao idealizador do melhor trabalho de merchandising, uma premiação em dinheiro. Agora pare e imagine você defendendo o seu trabalho, feito com tanto esforço, para uma banca avaliadora formada pelos principais estudiosos do mercado? Quer saber como participar? Acesse o site da pré-inscrição e receba mais informações em primeira mão.

Esta é apenas a primeira ação de uma série que estamos preparando no Clube do Promotor. E você pode acompanhar tudo por aqui, basta se inscrever na nossa lista para receber tudo primeiro. Compartilharemos histórias de promotores que hoje lideram milhares de pessoas em grandes indústrias. Mostraremos todos os passos para que você, promotor, atinja o seu sucesso e seja muito reconhecido. Faça por merecer hoje, não espere por amanhã!

Se você, assim como eu, acredita na transformação a partir do seu próprio esforço, vista a camisa do Clube do Promotor! Venha comigo e com meu time nesta jornada desafiadora.

Fique ligado em nossos conteúdos, serão produzidos com muito carinho, dedicação e profissionalismo. Participe aqui e nas redes sociais. Curta a nossa página no Facebook e me siga no Instagram. Junte-se aos milhares de promotores(as) de vendas que também acreditam na importância da valorização desta profissão. Comente, compartilhe e nos ajude a possibilitar a evolução e a valorizar os promotores de vendas do nosso Brasil.