Como o Ikigai pode melhorar a vida de promotoras de vendas?

Eu já passei por um momento desafiador em minha vida e acabei aprendendo algumas coisas. Hoje, vamos falar de um pequeno povoado inspirador para promotoras e promotores de vendas, na verdade para qualquer pessoa que deseja viver melhor. Esse povoado se chama Ogimi. Ele fica em Okinawa, no Japão, e é conhecido pelo grande número de centenários. Para desvendar os segredos desses habitantes tão longevos, os espanhóis Héctor García e Francesc Miralles foram até a aldeia e registraram sua experiência no livro Ikigai - Os Segredos dos Japoneses Para Uma Vida Longa e Feliz.

No livro, os espanhóis escreveram os segredos que descobriram juntos aos anciãos da aldeia. Qual a receita para o povoado ter uma vida tão longa, saudável e feliz? E consiste em ter uma razão pra viver, um motivo para levantar todos os dias de manhã. Mas existem outros segredos. Confira agora 10 dicas para viver bem até os 100 anos:

Ikigai - Infográfico

1. Mantenha-se ativo em atividades que lhe façam bem e tragam conforto

"Quem abandona as coisas que ama e sabe fazer, perde o sentido da vida", explicam os autores, no livro. O fim da vida de trabalho "oficial" não precisa nos impedir de fazer coisas que nos agreguem valor. Você deve se permitir dedicar-se aos seus hobbys. Eu por exemplo, não deixo minha guitarra/violão e nem a fotografia de lado.

2. A calma deve imperar

Você sabia que o estresse é uma das principais causas de envelhecimento? Em Okinawa, a população consegue ter uma organização do seu tempo de maneira eficiente e, assim, são capazes de ter uma vida mais tranquila. Os autores explicam que "a pressa é inversamente proporcional à qualidade de vida". Se você conseguir se organizar para não ter que lidar com urgências e prazos estourando, o tempo e até mesmo a vida são ressignificados.

3. Não coma até ficar cheio

A alimentação das pessoas que vivem em Ogimi é baseada em peixes, legumes, tofu e batata doce, alimentos muito ricos em nutrientes. Mas existe outro fator que contribui para a boa saúde deles: o hábito de encerrar a refeição, quando se sentem 80% satisfeitos.

Você sabia que existem estudos que indicam que o cérebro demora cerca de 20 minutos para registrar que o estômago está cheio? Para evitar o excesso, os japoneses têm o costume de comer em pequenos pratos. Assim, o corpo não sofre, tendo que digerir tanta comida, além de não absorver calorias em excesso nas refeições, que é o que ocorre quando comemos por impulso.

4. Tenha bons amigos

Acredite: amigos verdadeiros são as maiores riquezas que uma pessoa pode ter na vida. Eles são como um remédio, que nos ajudam a esquecer preocupações, nos apoiando nos momentos que mais precisamos. Na companhia desses amigos, podemos contar e ouvir histórias que nos fazem sorrir, pedir conselhos, compartilhar momentos e sonhos.

No Japão, as comunidades costumam criar associações, incentivando que seus habitantes se aproximem e se conheçam melhor, possibilitando esse vínculo de amizade e cooperação. O sentimento de segurança, que é causado por estar entre amigos, contribui muito com uma satisfação maior em viver e evita doenças como depressão, prolongando uma vida com qualidade.

5. Esteja próximo da natureza

"Fomos feitos para nos fundirmos com a natureza", conforme os autores do livro. Portanto, nós precisamos estar em contato com ela constantemente, para recarregarmos as nossas baterias. No Japão, existe um tipo de terapia muito interessante, que se chama Shinrin-Yoku, que se trata de um "banho de floresta" feito para relaxar e repor as energias vitais.

Grande parte dos japoneses, também tem o costume de cultivar hortaliças e flores em seus quintais. Esse hábito é ótimo, pois, além de ajudar a ocupar a mente com algo saudável, também auxilia nesse fortalecimento do vínculo com a natureza.

Receba oportunidades de emprego no seu e-mail!

6. Sorria

Existe uma expressão japonesa que se chama "Maemuki" e significa "olhar para frente", ser positivo em relação a tudo que acontece na nossa volta. Mesmo, e principalmente, nos momentos mais difíceis, é importante manter esse ponto de vista, que a vida está em constante mudança.

Não tem dor, alegria e nem tristeza que dure para sempre. Portanto, celebre cada momento da sua vida. E não se esqueça de que o sorriso é extremamente poderoso. Ter o hábito de sorrir, nos aproxima de pessoas positivas e nos ajuda a ter bons relacionamentos, que nos incentivam a ter uma vida mais relaxada e feliz.

7. Faça exercícios físicos

Os japoneses são incentivados a praticar atividades físicas desde a infância, em suas escolas. Esse hábito não pára por aí, ele segue até a vida adulta e terceira idade. Isso é ótimo, pois o exercício físico proporciona qualidade de vida, além de manter a saúde do corpo e da mente.

A prática está dentro do dia a dia: desde o uso da bicicleta como opção para se locomover no cotidiano, além das caminhadas pelos parques, reuniões para limpeza dos bairros e eventos recreativos. Outra atividade física comum entre a população japonesa é a ginástica matinal em grupo, que auxilia no preparo do corpo.

8. Seja grato pelo que tem

Além de sempre agradecer, antes e após as refeições, os habitantes de Okinawa sabem o quanto é importante ser grato. Por isso, eles costumam reservar um momento do dia para agradecer as bênçãos que recebem.

Conforme explicam os autores, "Ter consciência da inconstância das coisas não deve nos entristecer, mas ajudar a amar o presente e as pessoas que nos rodeiam". Portanto, dedique um momento do seu dia para agradecer aos seus antepassados, à natureza, à família e aos amigos, o seja "a tudo que ilumina o seu dia e que faz você se sentir feliz por estar vivo".

9. Viva o momento

No Japão, existe um provérbio que diz "Ashita wa ashita, kyo wa kyo", que quer dizer "Amanhã é amanhã, hoje é hoje". Esse provérbio é auto explicativo, ou seja, ele quer dizer que temos que viver um dia de cada vez.

Sem nos dar conta, acabamos deixando de aproveitar muita coisa, sempre que a nossa atenção se volta para o passado ou futuro. Viver o presente com intensidade, nos permitindo experimentar coisas novas deve ser a nossa prioridade. Fazendo isso, conseguimos nos estressar menos com o que não faz parte do presente e evitamos a mesmice.

10. Siga o seu Ikigai

Ter uma razão para sair da cama em todas as manhãs é algo essencial para sermos felizes. Encontrar um sentido na vida nos dá motivação para seguir vivendo com alegria e intensidade, independentemente se você é jovem, ou se já está na terceira idade.

Portanto, busque praticar atividades que façam sentido para você, que deixem sua criatividade fluir. Todas as pessoas têm uma paixão, um talento, que pode ser usado. Nunca é tarde para buscar essa motivação e começar a colocar em prática. Mas, para que isso aconteça, é necessário olhar profundamente para dentro de si. Só assim será possível encontrar o seu Ikigai, o seu propósito de vida.

Eu acredito que o Clube do Promotor me proporciona tudo isso, estou muito feliz e acordo todos os dias sabendo que alguém pode estar se beneficiando de algum modo. Evoluindo. Obrigado por estar aqui e por ler este artigo, deixe seu comentário aqui também, ele é muito importante. Também venha para o meu Instagram e também curta e compartilhe os conteúdos da nossa página no Facebook. Ajude-nos a disseminar este tipo de conteúdo.

Um abraço, seja feliz. 😊