Como motivar meu time de promotores de vendas: 5 dicas infalíveis

A motivação de uma equipe está diretamente relacionada ao seu líder. Isso quer dizer que se a sua equipe de promotores de vendas anda desmotivada, você tem o dever de compreender os motivos disso estar acontecendo e procurar maneiras de fazer com que todos voltem a se animar com o trabalho.

Para ajudar você nesta tarefa, vou dar cinco dicas infalíveis para motivar a sua equipe de promotores de vendas. Confira:

1. Escute a sua equipe

Uma das principais causas de desmotivação em um promotor de vendas ou qualquer outro colaborador é não ser ouvido. Nenhum líder consegue bons resultados, se não ouve a sua equipe, se não estabelece um diálogo horizontal.

Os promotores de vendas estão na linha de frente das vendas. Eles têm contato direto com o PDV e com os clientes, portanto, têm muitas informações valiosas para compartilhar. Mostre que você valoriza o trabalho da sua equipe e escute de verdade o que ela tem a dizer.

2. Treine a sua equipe

Outra questão muito importante é que a sua equipe saiba o que está fazendo. Quando um promotor de vendas não é treinado, ele pode se esforçar ao máximo, que não conseguirá atingir resultados tão bons. Isso desmotiva muito qualquer pessoa.

Se você tem conhecimento de técnicas e estratégias que podem deixar sua equipe mais preparada ao chegar no PDV, compartilhe com todos. Crie um programa de treinamento para que os novos promotores de vendas se integrem com o trabalho. Além disso, incentive a atualização do conhecimento da sua equipe. Aqui no Clube do Promotor, você encontra diversas estratégias que podem compartilhadas com a sua equipe.

Inclusive sugiro que você dê faça o download do GUIA CP - Rotina do Promotor de Vendas, pode ser que ajude você neste processo.

3. Em vez de cobrar, incentive

Ninguém se sente motivado com cobranças. Cobrar resultados como se os seus colaboradores devessem algo para você vai desmotivá-los e fazer com que eles não vejam você como líder, mas apenas como chefe.

Se você espera que a sua equipe de promotores de vendas melhore o trabalho, incentive, mostre que você está lutando junto com eles e não contra eles. Esteja disponível para ajudar, pergunte se precisam de algo, lembre-os que é possível ir mais longe, que todos têm capacidade e que você confia no trabalho deles.

4. Remunere sua equipe de maneira justa

Se o promotor de vendas da sua equipe dedica tantas horas do seu dia ao trabalho, você precisa remunerá-lo de forma justa. É muito desmotivante depositar toda a energia em um trabalho que não traz crescimento. Eu sei que nem sempre é possível pagar o melhor salário pois isto nem sempre depende de você que é coordenador ou supervisor de merchandising, mas mostre para a sua equipe que você se importa e luta de verdade por isso.

Quando algum promotor de vendas não está recebendo o salário merecido, converse com os seus gestores, argumente, lembre-os da importância da motivação da equipe para que as vendas ocorram no PDV. O importante é mostrar aos promotores que você se importa e que está buscando melhores remunerações para todos.

5. Crie metas coletivas

Ter metas é uma grande motivação para seguir em busca de resultados cada vez melhores. É um objetivo, mas que precisa ser realista. Quando as metas são coletivas, elas ganham muito mais força. Portanto, faça reuniões periódicas com a sua equipe de promotores de vendas e estabeleçam juntos as metas que desejam cumprir.

Desta maneira, a equipe vai se sentir como um time, em que todos estão em busca de um mesmo ideal. Incentive que uns ajudem aos outros e que as qualidades de cada promotor de vendas se somem por uma execução perfeita no PDV e pelo sucesso profissional de todos.

Agora que você já sabe destas dicas, é só colocar em prática com a sua equipe para que vocês colham os resultados juntos. Se quiser mais estratégias para melhorar o trabalho dos promotores de vendas, confira os outros posts aqui do blog.

Nos acompanhe também no Facebook e Instagram, onde publicamos conteúdos exclusivos que vão inspirar você!

Um grande abraço!