Características de um promotor de vendas que toda empresa quer

Ao longo da minha trajetória profissional eu participei de alguns projetos de merchandising. Cada um deles me levou a trabalhar com um diferente ramo de atividade, em diferentes regiões do país. Sei que ainda tenho um longo caminho pela frente, mas somando tudo até agora, percebi que tive a sorte de acompanhar cerca de 600 promotores de vendas com perfis completamente diferentes, que passaram pela minha vida.

Além da vivência que isso me trouxe, trago comigo, também, o gratificante sentimento de ter impulsionado pelo menos um pouquinho a carreira deles. Foi com esses promotores que eu aprendi muito do que hoje eu vim escrever aqui para você.

Sou bastante exigente com a qualidade da entrega e vivo focada em resultados e metas. Mas, insisto em afirmar que o segredo do negócio está em capacitar e valorizar quem possui um poder imenso para impulsionar as vendas de qualquer empresa. E quando penso nisso, quem aparece lá no topo da lista? Sim, o promotor.

Acredito nisso, porque, por mais que a tecnologia possa ser ágil e traga grandes ganhos para as companhias, ela ainda não pode ser tão criativa quanto os seres humanos. E me baseando nisso, hoje, vim compartilhar um ponto de vista diferente do que você possivelmente tem ouvido de alguns colegas de trabalho no ponto de venda: Merchandising é um ambiente que oferece oportunidades de crescimento.

Existem oportunidades? Sim! Mas agora serei obrigada a concordar com o que todo mundo fala: Você deve estar preparado para recebê-las, porque algumas oportunidades não voltam! E porque desejo colaborar um pouquinho com o seu crescimento também, irei dividir com você a minha visão sobre o perfil do promotor que toda empresa quer:

A história do Promotor de Vendas que hoje está presidente de uma das maiores empresas do Brasil

Tenha visão de dono

Já parou para pensar que quando seu gestor te entrega o roteiro, isso quer dizer que ele confia em você e te escolheu para representar sua empresa naquele importante ponto de venda? Com o tempo, você conhece o pessoal da loja (abastecedores, encarregados, gerentes, vitrinistas, cartazistas, fiscais, entre outros) e muitas vezes cativa até aqueles clientes queridos que te conhecem pelo nome.

Então, por que esperar o supervisor te visitar para encontrar produtos próximos da validade, identificar as oportunidades e te orientar a executá-las? Ninguém melhor do que você para ter visão das possíveis conquistas de pontos extras, trazendo visibilidade para os produtos, gerando vendas por impulso e fazendo os ajustes de estoque virtual para evitar rupturas.

Sim, a falta de produtos também é responsabilidade nossa e nós esperamos que você trabalhe em parceria com o time de negociação. Como? Com relacionamento – uma competência tão potente que certamente te trará uma posição de destaque.

Se envolva

Você precisa receber orientações e informações. Se seu gestor não faz isso naturalmente, tome a iniciativa! Uma maneira agradável de fazer isso é dizer para ele que você quer compreender mais do negócio para conseguir dar suporte a todas as estratégias da empresa na linha de frente.

Aproveite e também peça um feedback sobre seu desempenho. E aqui deixo outra dica: nunca questione um feedback, mesmo que não seja bem o que você esperava ouvir. Ao contrário, seja resiliente e gentil, agradeça e absorva o que poderá ser válido. Mantenha o foco nos seus objetivos.

Seja automotivado

Reconhecimentos, por menores que sejam tem um poder de mover as pessoas de uma maneira muito significante. Contudo, lembre-se que assim como você o seu gestor também está em constante desenvolvimento profissional e está sujeito a cometer a falha de não te reconhecer o tempo todo, mesmo que você mereça.

O fato é que quando você está empenhado em fazer o que é certo, ninguém é capaz de te desmotivar. A menos que você já tenha dado o seu melhor e identifique que isso não está te fazendo feliz – aí é um sinal de que pode estar chegando o momento de você mudar de ciclo.

Quer saber um jeito legal de se manter automotivado? Comece a reconhecer e valorizar o trabalho de outros colegas. Você vai sentir que fez a diferença na vida de outra pessoa e entender que isso também é importante para eles, quando você for promovido a gestor. 😉

Tenha disciplina

Saia da zona de conforto e adote uma nova rotina, com coragem e muita disciplina. Se você realmente quer ver a mágica começar a acontecer, a mudança deve começar por você.

Deixe para trás hábitos que não lhe trazem retornos positivos (chegar atrasado, sair mais cedo, deixar o gestor na mão em um sábado de sol... risos). Todos nós temos rotinas para seguir e devemos aceitá-las com comprometimento.

Não seja herói, mas compartilhe suas conquistas

Algumas empresas oferecem ferramentas de trabalho para seus promotores. Essas ferramentas servem para coletar informações que os levarão a tomada de decisões importantes. Muitas vezes, mudam o rumo das estratégias de negócio, além de ter mais visão do ponto venda, através dos olhos do Dono da loja que está lá zelando pelo negócio quase que diariamente: você.

Pense nestas ferramentas de trabalho de duas formas:

  1. Uma importante experiência no seu currículo para o mercado de trabalho;
  2. Uma vitrine para o seu trabalho.

Da mesma forma, sinalize quando algo não der certo ou quando estiver fora da sua alçada. Você não é herói.

É possível trabalhar em equipe mesmo quando se está sozinho no PDV. Se precisar de algo, levante a mão! Seja no grupo de bate papo (que os times geralmente montam), reportando no sistema ou falando diretamente com o seu superior.

Respeite os concorrentes, mas busque a liderança

No ponto de venda há uma eterna guerra por espaço e visibilidade. Garanta espaço no ponto natural e crie oportunidades fora do corredor para dar visibilidade ao produto. Lembre-se que nós somos os responsáveis por encantar o consumidor e gerar a venda por impulso!

Saiba que conhecimento nunca é demais

É imprescindível que você tenha total domínio sobre o produto que você está promovendo. Mesmo que você trabalhe com algum bem de consumo que não demanda tanto conhecimento técnico quanto os ítens de tecnologia, por exemplo. Sempre há o que aprender. Aqui mesmo, no Clube do Promotor, é uma excelente oportunidade para você continuar evoluindo profissionalmente.

Estude os diferenciais e as vantagens competitivas que seu produto tem sobre os concorrentes. Assim você fica seguro para tirar dúvidas e demonstra domínio no que faz.

Aqui fica uma dica extra: invista também no seu autoconhecimento, pois isso permitirá que você aposte mais em suas melhores competências. Quais são seus pontos fortes?

Procure não analisar demais as coisas, arrisque-se mais.

Ter iniciativa pode levá-lo a uma posição de destaque. Faça algo que as pessoas passem e queiram tirar uma foto, de tão legal que ficou. Deixe um pouco da sua marca por onde você passar e o sucesso certamente virá até você!

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