6 erros comuns que você deve evitar em uma entrevista

Tenho uma entrevista de emprego! O que devo falar? Perguntar? Vestir? Alguém me ajuda? Foi com esse sentimento e todas essas dúvidas que fiz minha primeira entrevista. Por mais que não seja a sua primeira, pode ser que essas questões ainda surjam e o friozinho na barriga também.

Existem alguns pontos fortes que destacam um promotor de vendas, além de sua experiência técnica. Não é porque você nunca trabalhou na área, que não possa ingressar nessa carreira. Para isso foque em outras qualidades, foque em competências suas que te destaque. Por exemplo: pontualidade, responsabilidade, determinação, curiosidade, gosto pelo aprendizado, boa comunicação, bom relacionamento e o interesse na oportunidade.

Com alguns anos de experiência em Recrutamento e Seleção, eu acabei percebendo que algumas pessoas que entrevistamos "não sabem fazer entrevista". Isso não quer dizer que elas não sirvam para aquela determinada vaga, mas sim, que não conseguiu dar o seu máximo naquele momento.

Para que você compreenda melhor, vou citar alguns exemplos de erros que os candidatos a uma vaga de emprego devem evitar cometer, durante a entrevista:

A história do Promotor de Vendas que hoje está presidente de uma das maiores empresas do Brasil

1. Não respondeu corretamente

Quando o candidato não entendeu a pergunta ou não quis responder algo que foi questionado, acaba não passando uma boa imagem. Antes de ir para a entrevista lembre de tudo que fez nos lugares em que trabalhou. O que você já fez que e sente muito orgulho? Quais são seus pontos fortes? Quais elogios você já recebeu de seus Gestores e colegas de trabalho?
Isso ajudará muito no momento em que o Recrutador lhe fizer perguntas sobre sua experiência profissional.

E lembre-se: não minta na entrevista! Se não entendeu a pergunta, peça que ela seja repetida. Se não consegue responder, seja sincero, mas não invente uma resposta, você pode se enrolar com ela.

2. Não foi vestido de forma adequada

Isso não significa que você deva ir vestido com roupa social, mas sim, que precisa conhecer um pouco o espaço onde pretende trabalhar para vestir-se de acordo. Procure saber como é o perfil da empresa, se é mais formal ou informal.

Quer uma boa dica? Pergunte para o Recrutador, quando te ligar para agendar a entrevista. De qualquer forma procure estar bem apresentável.

3. Não pesquisou sobre a empresa

Ir até uma entrevista sem ter pesquisado um pouco sobre a empresa faz com que você pareça desinteressado. O que ela faz? Quais são os seus produtos? Você precisa saber bem disso.

4. Teve baixa energia

Você pode ser tímido e/ou sério, não tem problema algum. Mas é importante demonstrar interesse em estar na empresa, então, busque comunicar isso, respeitando o seu jeito.

5. Não teve postura adequada

Como ter postura numa entrevista? Não use muitas gírias, sente de forma adequada, seja educado e relaxe, isso te ajudará a fazer uma boa entrevista. Lembre-se de se comunicar e se portar de forma tranquila e educada.

6. Não refletiu sobre o que realmente busca profissionalmente

Nenhuma empresa quer ter um colaborador que não sabe o que quer. É natural ter dúvidas, mas é preciso ter objetivos e focar neles. Você já parou para pensar sobre o que quer fazer o resto da vida? Nas possibilidades que existem em ter uma carreira na área de Merchandising? Você gosta mesmo dessa área? Se não gosta, tem alguma outra que te encanta? E o que você poderia fazer para entrar nela?

Essas perguntas, tenho feito para muitos promotores e a maioria deles não sabe quantas oportunidades existem na área de Merchandising. Conheço muitos Supervisores, Coordenadores e Gerentes de Vendas que iniciaram como Promotores e o ponto principal que lhes fizeram se destacar nessa área e crescerem foi a vontade de aprender todos os dias, responsabilidade, determinação e disciplina.