5 ferramentas de gestão para melhorar o desempenho da sua equipe

Você faz a gestão de uma equipe de promotores de vendas e deseja melhorar os resultados de todos no PDV, mas não sabe por onde começar? Hoje, nós selecionamos cinco ferramentas de gestão para você aplicar na sua equipe e conseguir organizar todos os objetivos para colocá-los em prática. Confira abaixo!

5W2H

A sigla 5W2H pode parecer estranha, mas ela tem um sentido. Na realidade, se trata de uma lista de perguntas que você deve responder para implantar algum projeto. O 5W se trata das seguintes perguntas: "what" (o que será feito?), "why" (por que será feito?), "where" (onde será feito?), "when" (quando?) e "who" (por quem será feito?). Já o 2H se refere às perguntas "how" (como será feito?) e "how much" (quanto vai custar?). Ao responder estes questionamentos, você consegue ter mais clareza a executar seus planos.

Diagrama de Ishikawa

Também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama Espinha-de-Peixe, essa ferramenta é mais visual do que a anterior. Ele é muito usado para realizar melhorias em rotinas de trabalho. Para colocá-lo em prática, você precisa definir a questão problema que será analisada e o objetivo que se espera alcançar. O diagrama relaciona o resultado indesejado de um processo e as diversas possíveis causas, separadas por categorias.

Matriz GUT

Quando você tem muitas questões para resolver, às vezes fica difícil identificar qual deve ser a ordem de resoluções, o que pode prejudicar o seu trabalho. A Matriz GUT surge para resolver isso, pois ela é ótima para definir a prioridade na solução de problemas. Essa ferramenta de gestão tem três atributos de classificação, que deverão ser avaliados por você em cada caso. São eles: a gravidade, a urgência e a tendência. Em cada um destes critérios, você deverá atribuir uma classificação de 1 (menor prioridade) a 5 (prioridade máxima).

Feedback

Assim como é utilizado para avaliar os colaboradores de uma empresa, reforçando as qualidades da pessoa e incentivando a melhora dos seus pontos fracos, o processo de feedback pode ser implantado em projetos e processos. Ao colocar em prática determinado processo de trabalho, é importante realizar um acompanhamento constante, avaliando os resultados periodicamente, a fim de identificar o que está funcionando bem e o que pode melhorar. Após feito o feedback, você terá diretrizes para seguir com o trabalho de forma mais efetiva.

Avaliação de Desempenho

A Avaliação de Desempenho costuma ter como objetivo a análise de um colaborador ou de uma equipe. Ela funciona como um processo de identificação, diagnóstico e análise de comportamento, durante um período de tempo pré-determinado. Você pode realizar essa avaliação em conjunto com a pessoa ou equipe avaliada, tornando o processo mais democrático e transparente. Além disso, também pode consultar outras pessoas que trabalhem diretamente com aqueles que estão sendo avaliados. Por fim, deve-se estipular objetivos junto das pessoas analisadas, que serão revistos em uma próxima Avaliação de Desempenho.

Gostou das estratégias de gestão? Continue com a gente aqui no blog, pois em breve falaremos com mais detalhes sobre cada uma das ferramentas apresentadas. Assine a nossa newsletter para não perder nada. E não esqueça de acompanhar mais conteúdos exclusivos pelos nossos perfis no Facebook e Instagram!