5 dicas de ouro para você conquistar mais espaço no PDV

O mundo vem passando por constantes mudanças com as novas tecnologias, a globalização, e a variedade de produtos e serviços oferecidos, tornando seus clientes cada vez mais exigentes.

Atualmente com a infinidade de produtos e marcas que surgem na tentativa de chamar a atenção do shopper e alavancar a competitividade, é cada vez mais difícil conquistar um espaço no PDV.

Mas se você é um promotor de vendas que gosta do que faz, só precisa de algumas dicas para pôr em prática e desta forma conquistar os centímetros mais disputados que há no ponto de venda.

Certamente não é tarefa muito fácil e muitos promotores acabam desistindo ao longo do caminho, mas com foco e muita disposição é possível ​SIM conquistar aquele espaço tão desejado na gôndola. Você quer?

Então não se preocupe que estamos aqui trabalhando, pesquisando e repassando as melhores informações e que acreditamos ser relevantes para o seu sucesso, afinal é nosso objetivo que o promotor de vendas seja reconhecido por seu trabalho e papel que exerce na concretização das estratégias de uma marca.

Neste post, estaremos tratando sobre a dificuldade de conquistar mais espaço no PDV e 5 dicas de ouro que vão alavancar seus resultados e torná-lo diferenciado naquilo que faz. Neste caminho de construção do sucesso não podemos jamais esquecer desta conhecida frase:

Insanidade é continuar repetindo os mesmos erros e esperar diferentes resultados.
James G. Jenson

Então, mãos à obra. Leia o texto até o final e se desejar, deixe o seu comentário.

Entendendo um pouco da dificuldade

Você já parou para pensar quantos produtos diferentes estão expostos no PDV? São realmente muitos e a tendência é que se tenham cada vez mais produtos concorrentes para todas as linhas de produtos imagináveis.

Desta forma torna-se cada vez mais difícil conseguir um espaço na gôndola.
De um lado existe a briga das indústrias pela melhor exposição e destaque dos seus produtos. De outro, o espaço reduzido e muitas vezes limitado do PDV. O que fazer?

A cobrança por uma maior exposição chega diariamente, o cliente do contrário, pensa em reduzir o mix de produtos pois seu capital de giro vai acabando com tanto investimento em lançamentos e inovações que nos são apresentados a cada dia.

Não é fácil realmente trabalhar nesta pressão tendo que entregar resultados e melhorar o seu rendimento no final do mês. Como ganhar aquela premiação diferenciada? Como conduzir esta situação sem que seja entregue ao desânimo e a mesmice? O que fazer de diferente?

A seguir daremos 5 dicas de ouro para que você coloque em prática no seu dia a dia e torne essa busca pelo espaço no PDV naturalmente mais assertiva. Anote aí:

1. Não descuide dos relacionamentos

Sua maior conquista no PDV é a forma como você se relaciona com o gerente/proprietário e demais colaboradores. São eles os responsáveis por permitir que uma mudança seja ou não realizada. Por isso, garantir um bom relacionamento é fundamental para você alcançar seus objetivos.

Oferecer facilidades e manter a transparência nas relações com o seu cliente são passos fundamentais para alcançar o sucesso. Não diferentemente do shopper ou do consumidor, seus clientes também abrem mão de determinadas exigências para ter uma atenção especial, um melhor atendimento, entre outros fatores.

Ser cordial, avisar sobre o trabalho que irá realizar durante a visita, pedir a opinião do responsável pelo espaço, manter organizado os seus produtos não menosprezando os produtos da concorrência e buscar uma negociação pacífica é o melhor caminho para criar um bom relacionamento e garantir o seu espaço.

2. Ajude seu cliente a pensar. Seja um solucionador de problemas.

Em meio a tantas responsabilidades e providências que a rotina dos gerentes e atendentes do PDV exige, proponha-se em ajudar. Esteja sempre disposto a colaborar e resolva problemas que estejam ao seu alcance. Mostre-se engajado e realmente esteja. Não faça nada visando tirar proveito da situação pois este tipo de atitude atrapalha e impede que aquilo que falamos no item anterior a respeito de criar e cativar relacionamentos, seja concretizado espontaneamente.

Quando um cliente reclama, ele não está apenas desabafando ou tentando resolver um problema, mas ele está dando uma oportunidade de ouro para você ajudar. O promotor que estiver atento e fizer irá conquistar o cliente de vez. Isso porque, nesse momento, o cliente está com expectativas muito baixas, e é possível superá-las apenas resolvendo seu problema e entregando algo a mais, além do seu serviço. Fique atento e ajude sempre que possível.

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3. Prometeu? Cumpra.

É muito comum ao conquistar um espaço adicional em loja o promotor sair feliz, prometer brindes ou materiais de merchandising e por muitas vezes esquecer de levá-lo na próxima visita. Para isso, tenha sempre em mãos papel e caneta ou utilize a agenda do seu celular.

Não esqueça de cumprir o que prometeu pois você será cobrado e perderá a confiança daqueles que mais podem ajudá-lo a prosperar.

Confiança não tem preço. Uma boa parceria é construída com muita confiança. Seja o profissional em quem se pode confiar e conquiste pontos a seu favor.
A confiança é o único elo que ligam clientes às empresas, por isso esteja ciente de estar fazendo as coisas corretamente e seguindo as orientações tanto do seu supervisor/coordenador, como as exigências que normalmente são determinadas pelo PDV aos promotores.

Diz um velho ditado popular: "Não faça aos outros o que não quer que seja feito para você". Portanto, se for prometer algo, tenha a certeza que possa cumprir. É melhor ser verdadeiro e dizer que determinada situação não está ao seu alcance do que prometer e não poder cumprir.

Tenha em mente que conquistar a confiança no PDV é primordial para as suas ações futuras e que irão lhe garantir a cobertura das suas metas e as da sua empresa. Não aja pensando apenas no presente, e sim nas ações e parcerias futuras, pois elas virão.

4. Seja Organizado

Saiba administrar o seu espaço e conheça muito bem todas as orientações de exposição que sua empresa recomenda. As vezes um detalhe que passa despercebido poderia gerar um espaço sem muito esforço. Esteja sempre atento e focado no seu trabalho. Não desperdice seu tempo.

Relacione com antecedência os principais pontos a ser trabalhado em sua visita. Isso garante agilidade e um tempo para a negociação do espaço adicional se necessário.

5. Abuse da Criatividade

Se a conquista for por um espaço extra na loja, utilize todas as ferramentas que você tem para surpreender. Crie ações eficientes e que dê destaque à sua empresa, sempre visando a satisfação e os lucros também do seu cliente.
Estimule as vendas através das datas comemorativas, comprove os benefícios adicionais dos seus produtos, invista na diferenciação e saia na frente.

Talvez criar um calendário das datas comemorativas logo no início do ano e negociar com seu cliente seja uma saída para os segmentos mais difíceis de conseguir esta oportunidade se deixar para negociar em cima da hora.

Mesmo que você não se considere uma pessoa criativa, você pode desenvolver atitudes que favoreçam essa característica. Uma das principais dicas é começar a pensar como pequenas coisas podem ser feitas de forma mais ágil e efetiva para facilitar o seu dia a dia e o do seu cliente.

Não esqueça que o valor sempre está nos pequenos detalhes. Por isso esteja atento ao seu cliente e crie diversas formas de interagir e encantá-lo, afinal surpreender e fazer com que o cliente se sinta importante na maioria das vezes não custa nada e pode render muito. Principalmente um espaço no PDV.

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